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NOTÍCIAS

05-04-2012

Formação de Educadores - Intel Educar

Há dez anos, o Programa Intel® Educar, com seus cursos presenciais e on-line (sempre gratuitos), certifica professores, habilitando-os a usar o computador de maneira mais efetiva e pedagógica; integrando tecnologias de informação e comunicação (TIC) em sala de aula na busca de promover em seus alunos habilidades do século XXI, como a resolução de problemas, o raciocínio crítico e as competências de colaboração.

Hoje, o programa já certificou mais de 10 milhões de professores em mais de 60 países e quer estender esse número, como um dos compromissos da Intel em apoiar as iniciativas para melhorar a qualidade da educação no mundo. Para isto, a Intel promove a formação de professores e gestores, por meio de alguns programas:

 

Fundamentos básicos

Este programa auxilia o professor que não tem experiência no uso de tecnologias. Após o término do curso, o educador estará apto a utilizar ferramentas básicas de tecnologia, principalmente no uso destas para o desenvolvimento de algumas habilidades do século XXI com seus alunos.

 

Fórum de liderança

O Fórum de Liderança Intel® Educar foi criado com o objetivo de ajudar os gestores educacionais a planejar, promover, demonstrar e apoiar a integração efetiva de tecnologia como ferramenta de aprendizagem, tendo como questão central do Fórum: “Como os líderes educacionais podem oferecer suporte ao professor a fim de melhorar o desenvolvimento do aluno?”

 

Série Elementos

A “Intel® Educar – Série Elementos” é uma série de cursos rápidos, interessantes e visualmente atrativos que oferecem exploração aprofundada dos conceitos de aprendizado do século XXI, tais como “Aprendizagem baseada em projetos”, “Avaliação das habilidades do século XXI” e “Colaboração com ferramentas da Web 2.0”.

São cursos de curto prazo e formato flexível, podendo ser autônomos ou moderados em grupos de trabalho conduzidos presencialmente ou de forma on-line, o que o torna apropriado para o desenvolvimento profissional de educadores muito ocupados. Estes cursos são pensados para professores com conhecimento intermediário em tecnologia, mas que não têm pré-requisitos e podem ser realizados de forma não linear de acordo com a necessidade.

Aprendizagem baseada em projetos, o curso ajuda os professores a entender melhor e a aplicar os conceitos de aprendizagem baseada em projetos para desenvolvimento das habilidades do século XXI nos alunos (já disponível no site www.intel.com/educar).

Colaboração na sala de aula digital, o curso mostra aos professores estratégias para propor atividades colaborativas utilizando ferramentas on-line que auxiliam a conectar e a compartilhar para além da sala de aula (também disponível).

Avaliação de projetos baseada nas habilidades do século XXI, o curso mostra aos professores como desenvolver avaliações baseadas em habilidades do século XXI e que tipo de ferramentas podem desenvolver esse tipo de avaliação (em desenvolvimento).

Pensando criticamente com dados, um curso para auxiliar professores a ajudarem os seus alunos a pensarem criticamente utilizando dados de qualidade num mundo onde há uma quantidade infinita de dados (em desenvolvimento).

Liderança educacional para o século XXI, um curso curto para ajudar diretores e coordenadores pedagógicos a auxiliar os professores a serem mais efetivos na aprendizagem dos alunos através da integração da tecnologia (ainda não disponível).

Além disso, o site da Intel Educação conta com ferramentas pedagógicas on-line, que são muito completas e fáceis de usar: “Criando projetos”, “Ferramenta de classificação visual” e “Avaliação de projetos”. Todas elas fornecem fundamentos teóricos, instrumentos e ideias criativas de planejamento, execução e avaliação, a fim de tornar a aula mais centrada no aluno e desenvolver as habilidades do século XXI.

Para mais informações, visite o site.

 

Marina Avelar é Coordenadora de Projetos do Instituto Paramitas e atualmente está cursando especialização em Gestão Educacional e mestranda da Unicamp em Educação, na área de Gestão e Políticas Públicas.