Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

03-07-2023

Aula Digital: Projeto potencializa avanços no cenário educacional em Umbaúba

A Secretaria Municipal de Educação de Umbaúba  realizou na noite da última  terça-feira, 27, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelvan Cavalcanti Baptista, o Encontro Pedagógico. Como parte da programação, o evento incluiu o momento formativo "Aula Digital na Escola".

Na ocasião, uma equipe com 7 formadores do Projeto Aula Digital, acompanhados da professora Ana Silvia nossa analista de projetos,  Luciano Souza que atua como  assistente de projetos e a auxiliar de projetos Joedna Barreto, conduziram a capacitação e compartilharam informações sobre o projeto. Além disso, eles  retomaram presencialmente a proposta Matemática Encantadora que será implementada nas redes estadual e municipal no segundo semestre deste ano.

                

                 Fileira dos fundos temos: Alisson, Yara, Katussia, Jaislaine, Marlon, Joedna, Luciano, Ana Silvia                                                     e na frente Tarcisio, Lívia e Tiago.

Conforme avaliou um dos formadores, Marllon William Leão, é de suma importância estabelecer e manter contato com os professores, com o objetivo de fornecer orientações e criar um espaço para esclarecer dúvidas e realizar atividades a partir da perspectiva dos alunos.

"Esses educadores já participaram de uma formação online. No entanto, esse encontro presencial se torna essencial para que possam ter contato direto com os equipamentos. Além disso, representa uma oportunidade para que os docentes possam se familiarizem com nossos recursos, como planilhas interativas, infográficos e outros materiais que os auxiliarão desde o planejamento até a execução das aulas na plataforma", explicou Marllon Willian Leão. Ele também ressaltou que o Encontro Pedagógico proporcionou um momento dinâmico e leve.

Encontro Pedagógico promove um momento de ação e reflexão 

Em Umbaúba, o programa Aula Digital está sendo executado em 16 unidades de ensino, impactando um total de 158 educadores e beneficiando 1.838 alunos.” A nossa intenção, ao entrar em contato com o Instituto Paramitas, nosso parceiro desde 2017, foi proporcionar um espaço de ação e reflexão para os nossos professores em relação ao uso dos equipamentos”, explicou o professor e ponto focal do programa Aula Digital, Edson Souza. 

O docente enfatizou a importância de sensibilizar os docentes sobre a possibilidade desses recursos em sala de aula, a fim de que possam oferecer novas experiências de aprendizagem mediadas pelo uso da tecnologia. "A ideia é que os professores sejam sensibilizados acerca desse potencial, para que possam proporcionar novas experiências de aprendizagem aos alunos", complementou Souza.

A professora Islânia Araujo Santos Costa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Cardoso Das Virgens, elogiou a programação e a organização do Encontro Pedagógico. Segundo ela, os alunos têm demonstrado grande entusiasmo pelas atividades do Aula Digital. "Estamos vivendo um momento marcado por inovações tecnológicas, por isso precisamos ter uma perspectiva diferenciada em relação à Educação. A tecnologia já faz parte do nosso cotidiano e levá-la para a sala de aula é uma forma de aprimorar nosso ensino. Uma formação como essa é importante para esclarecer dúvidas, pois nem todos os professores têm um domínio pleno das tecnologias digitais", afirmou.

Fortalecimento da parceria entre o Instituto Paramitas e a Secretaria Municipal de Educação de Umbaúba

A secretária de Educação, professora Rosemary Sampaio, expressou sua gratidão e considerou um privilégio receber a capacitação presencial ministrada pela equipe de formadores. Desde a adesão ao Projeto, em 2017, o Instituto Paramitas tem demonstrado comprometimento e dedicação em colaborar para a melhoria da qualidade da educação pública.

"O Aula Digital contribui para avanços no cenário educacional, não só em Sergipe, mas em todo o país. Durante a pandemia, o Instituto Paramitas, por meio do Aula Digital, forneceu todo o suporte necessário para que pudéssemos oferecer uma educação de qualidade aos nossos estudantes com o programa 'Estude em Casa Pelas Ondas do Aula Digital', relembrou Rosemary Sampaio. 

Conforme avaliou a secretária de educação de Umbaúba, a maleta contendo os 34 tablets proporciona uma experiência de aprendizado criativa, diferenciada e interativa. "Eu reforço constantemente que a Educação tem o poder de transformar o mundo e é por meio dela que podemos impactar a vida de cada cidadão e cidadã. Nossos alunos da rede pública precisam do nosso apoio diário", ressaltou.


O prefeito de Umbaúba, o senhor Humberto Santos Costa, carinhosamente conhecido como "Maravilha" no município, marcou presença no Encontro Pedagógico, acompanhado pela vice-prefeita, a senhora Guadalupe Oliveira. Ele destacou que a parceria estabelecida com a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Paramitas fortalece as ações da Secretaria Municipal de Educação. "A secretária demonstra um notável comprometimento com o trabalho, e iniciativa como essa têm um impacto significativo na formação dos professores de nossa cidade", concluiu.

 

Projeto Aula Digital

O projeto Aula Digital faz parte do ProFuturo, um programa global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária "la Caixa", presente na África, Ásia e América Latina. No Brasil, o Aula Digital foi lançado em 2017 quando chegou a Sergipe, em parceria com as secretarias estadual e municipal de educação, que trabalham em regime de colaboração com o estado.

Atualmente, o projeto é executado em Sergipe, nas escolas das Redes Municipais e Estaduais; no Rio Grande do Sul, na rede municipal de Ensino Fundamental de Viamão; e em Pernambuco, nas escolas municipais da Vitória de Santo Antão. 

Confira alguns dos registros fotográficos:

 

  

Assessoria de Comunicação

Por Lívia Lessa    

Fotos: Joedna Barreto