Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

05-06-2023

Aula Digital: oferta formativa e aula orientada acontecem nas escolas sergipanas

Os formadores do Aula Digital realizam visitas presenciais às escolas.  Em Sergipe são 599 unidades de ensino atendidas pelo Projeto, destas são 136 da Rede Estadual e 463 das Redes Municipais e impacta diretamente, neste ano de 2023,  85.000 alunos e 2.840 educadores. O projeto é uma parceria da Fundação Telefônica Vivo com a Fundação La Caixa e tem como parceiro executor o Instituto Paramitas.

As visitas tiveram início no dia 2 de maio e prosseguem até o dia 14 de julho. O propósito é que neste espaço temporal todas as unidades de ensino que contam com o Aula Digital recebam as orientações dos formadores e todos os professores que atuam com os anos iniciais e finais sejam atendidos de maneira personalizada juntamente com suas turmas. 

 

A analista de projetos II, professora Ana Silvia Conceição de Oliveira, destaca que essa ação é uma oferta formativa em serviço porque acontece nas escolas. De acordo com ela, esse é um momento muito significativo porque conta com a presença dos formadores nas unidades de ensino, auxiliando in loco, ou seja, no chão da escola, junto a todos os professores com suas respectivas turmas. 

Oferta formativa

“O objetivo das visitas presenciais nas escolas é realizar com os professores momentos de orientação em sala de aula, que chamamos de aula orientada. É o momento onde cada professor estará revisitando os conteúdos da plataforma ProFuturo, retomando as aprendizagens que envolvem o uso dos equipamentos do projeto Aula Digital, da plataforma e dos conteúdos pedagógico digitais. É uma experiência de aprendizagem entre o professor e o formador responsável pelo atendimento da escola, que leva orientação pedagógica do uso dos recursos.  Além disso, o momento formativo é também o momento de experimentar o uso com os alunos uma experiência de criação e realização de aula e de colocar em prática, de forma integrada, os conteúdos do projeto Aula Digital com os conteúdos que são trabalhados com a referência curricular de Sergipe na Rede Estadual ou nas Redes Municipais atendidas”, explica Ana Silvia.

Importância da aula orientada

A formadora Tatiane Teixeira reconhece que as visitas são importantes  para dirimir as dúvidas dos professores acerca da Plataforma ProFuturo e uso dos equipamentos, tanto para os professores recém-chegados às escolas, quanto aos que já conhecem o projeto. Conforme observado por ela, o mesmo acontece com os estudantes que ainda não tiveram contato com os recursos tecnológicos. 

"Durante a aula, a gente vem para sala de aula orientar esse professor quanto ao uso dos equipamentos tecnológicos e caso ele tenha dúvidas já são esclarecidas e se tiver algum problema a gente já explica também como solucionar. Isso porque, às vezes, é um problema simples, é uma conexão de um tablet que não funcionou e basta verificar se o wi fi está conectado na maleta.  Dessa maneira, esses detalhes a gente já vai ensinando para os professores e, além disso, é um momento de uma orientação, personalizada, porque um determinado professor pode ter uma dúvida diferente do outro. É um momento muito gratificante, porque a gente acompanha in loco como que esse aluno recebe essa aula e como é importante o uso da tecnologia e o quanto pode auxiliar nesse processo de ensino e aprendizagem”, ressalta. 

As visitas às escolas estão a todo vapor mesmo em pleno São João! 

 

Assessoria de Comunicação

*Por Lívia Lessa