Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

26-06-2023

Comunidade escolar da EM Frei Fernando elogia as ações do Aula Digital

A Escola Municipal Frei Fernando, situada em São Cristóvão, desfruta de uma experiência extremamente positiva com o Aula Digital, resultando em satisfação e entusiasmo por parte dos alunos, professores e equipe diretiva. Desde que aderiu ao projeto em 2017, a instituição educacional tem se beneficiado das inovações proporcionadas pelo projeto.  O Aula Digital é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, Fundação La Caixa e com o Instituto Paramitas como parceiro executor. 

A formadora Tatiane Teixeira acompanhou, no último dia 25 de maio, a aula orientada com todos os professores do 1º ao 5º anos da Escola Municipal Frei Fernando. Essa atividade faz parte do processo formativo que teve início com o Webinário "Escolas que Transformam", baseado nas vivências educacionais do Projeto Aula Digital em Sergipe. O webinário abordou as possibilidades de inovação educativa, refletindo sobre temáticas como "Gestão Inovadora, Espaços Diferenciados e Papel do Professor" no contexto da escola pública. Essa formação tem contribuído significativamente com o trabalho docente, alinhando-o ao uso de recursos pedagógicos e tecnológicos oferecidos pelo projeto.

Durante a aula orientada, a formadora Tatiane Teixeira destacou a importância de fornecer orientações personalizadas aos professores em relação ao uso dos equipamentos. "Nós entramos na sala de aula para orientar o professor quanto ao uso dos equipamentos tecnológicos que ficam disponíveis na maleta, como os tablets, computador, projetor multimídia, esclarecer dúvidas e, se houver algum problema, explicar como solucioná-lo", afirmou.

Ainda de acordo com Tatiane Teixeira, o trabalho realizado vai além das visitas. " Trazemos os infográficos e planilha interativa para que eles possam planejar as suas aulas a partir do Currículo Sergipano e da BNCC, identificando os objetos de aprendizagem digital que tem na plataforma ProFuturo que podem incluir no seu planejamento semanal. Essa abordagem individualizada visa garantir que os docentes estejam bem preparados e confiantes na utilização dos recursos disponíveis", conclui a formadora.


Visitas dos formadores e aulas orientadas

As visitas e aulas orientadas realizadas em todas as escolas de Sergipe que aderiram ao Projeto Aula Digital desempenham um papel fundamental no esclarecimento das dúvidas dos professores em relação à Plataforma ProFuturo e ao uso dos equipamentos. Essas atividades são especialmente relevantes para os docentes que estão iniciando sua jornada na escola, assim como para aqueles que já possuem familiaridade com o projeto e estão em busca de sua autonomia no uso. O objetivo é fornecer suporte e esclarecimentos necessários, garantindo que todos os educadores estejam aptos a aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.

 

Segundo a diretora Fernanda Santana Santos Machado, a importância da iniciativa é amplamente reconhecida por todos. "A Escola Municipal Frei Fernando acolhe alunos de diversas comunidades em São Cristóvão, incluindo aquelas de regiões mais carentes. Em um mundo cada vez mais tecnológico, é essencial que esses estudantes também sejam inseridos no universo digital. Nesse sentido, o Aula Digital desempenha um papel extremamente relevante para o futuro de nossas crianças", expos.

O Aula Digital desempenha um papel fundamental nesse contexto, permitindo as crianças se familiarizarem com as ferramentas e recursos tecnológicos disponíveis na maleta e na plataforma digital, alinhado com a quinta competência da BNCC,  preparando-as para os desafios de um mundo cada vez mais digital e contribuindo para sua formação integral.

 

Bom uso e cuidado com os equipamentos

A coordenadora Priscila Almeida de Souza, guardiã da Maleta,  mencionou  que todos alunos da unidade de ensino  reconhecem que é necessário e importante cuidar dos equipamentos. “Na Escola Municipal Frei Fernando desenvolvemos um trabalho com os nossos estudantes de conscientização que assim como todo esse espaço, a maleta digital também é de todos e deve ser cuidada com zelo. O Aula Digital permite um excelente suporte pedagógico em sala de aula”, disse. 

 

 

Docentes reconhecem o papel transformador do Aula Digital

A professora Marlene Santos, no ano passado, ministrava aulas em outra unidade de ensino e já conhecia o Projeto. Segundo a docente, nem todos os alunos têm em casa acesso aos recursos tecnológicos. “Com o projeto podemos oferecer uma aula diferenciada, dinâmica e muito mais atrativa para os nossos estudantes. E o acompanhamento dos formadores é de extrema importância para todos nós educadores”, avaliou. 

A professora Solange Melo Vilas Boas de Oliveira já foi formadora do Aula Digital. A docente já conhecia o programa desde 2017 e no ano passado, ao ser nomeada para assumir na Rede Municipal de São Cristóvão, não hesitou quando o assunto era o uso da dos objetos virtuais de aprendizagem em sala de aula. 

“O Projeto reforça os conhecimentos ministrados em sala de aula, até porque o Aula Digital está vinculado com  o currículo de Sergipe, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Logo, está bem alinhado e não traz nenhuma dificuldade em relação à organização do conhecimento para que o professor aplique os conteúdos em sala de aula. As crianças aprendem com a tecnologia digital, inclusive eu aprendo muito com os alunos”, apontou Solange Melo Vilas Boas de Oliveira. 

 

 

Compartilhando da mesma opinião, a professora Ana Maria Monteiro afirma que as aulas com o uso do tablet são mais atrativas e dinâmicas. “Uso a maleta nas aulas da sexta-feira e os estudantes já esperam ansiosos por este momento. Eles adoram aprender por meio dos joguinhos e atividades”, declarou. 

 

Entusiasmo dos alunos

 

Os alunos não disfarçam a alegria de aprender por meio dos equipamentos. “Eu gosto muito das aulas com os tablets. Adoro o Aula Digital”, disse Alessandro Barbosa, do 4° ano. Para a pequena Esther dos Santos Goes, do 4° ano, com o Aula Digital é muito melhor aprender. "São aulas diferenciadas e bem divertidas", afirmou. Já Davi Luiz Chagas, aluno do 3° ano, diz que é impossível não aprender com as atividades no tablet. “Gosto muito quando a tia traz os tablets e fones de ouvido, são aulas bem mais legais”, finalizou

 

 

Alessandro Barbosa                                                Esther dos Santos Goes

Davi Luiz Chagas

 

Assessoria de Comunicação

*Por Lívia Lessa