Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

08-04-2014

Professores participam da formação Windows na Sala de Aula

Professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana estão participando da formação Windows na Sala de Aula. Este curso está sendo promovido pelo grupo IP Nordeste em parceria com Microsoft Educação e a secretaria de educação da cidade, em prol do uso pedagógico das tecnologias pelos professores.

 

Os educadores já participaram também da formação para uso dos tablets no contexto educacional e se interessaram em dar prosseguimento ao aprendizado. A formação tem como objetivo oferecer oportunidades aos professores de conhecerem e refletirem sobre o uso de algumas ferramentas disponíveis online  visando ampliar as possibilidades de planejar aulas criativas e inovadoras. Segundo Iraci, do departamento pedagógico do IP Nordeste, procedimentos básicos estão sendo introduzidos, sempre direcionados ao dia a dia da sala de aula.

No conteúdo do curso são abordadas novas perspectivas para favorecer a aprendizagem dos alunos, orientando os educadores na produção colaborativa de conhecimento. Por meio de ferramentas como o Bing e o Skype, alunos e professores poderão desenvolver projetos em conjunto, visando a melhoria do aprendizado e solução de problemas ligados ao cotidiano da comunidade.

As possibilidades se estendem à medida que o curso se desenvolve e, outros conceitos são apresentados para utilização do OneNote, ferramentas que servirão de  auxilio no desenvolvimento dos projetos, armazenando, compartilhando e organizando informações e materiais. Estas bases servirão de ponto de apoio para a utilização do Autocollage, Photo Story e Kodu.

Ao final da formação que prossegue on-line, os professores serão orientados a divulgar seus trabalhos na internet, para que outros educadores possam  utilizá-los, compartilhando e contribuindo com  objetivos em comum com outros interessados em melhorar a aprendizagem dos alunos por meio das tecnologias e de práticas colaborativas.

A estrutura Ensino a Distância (EAD) que compõe a ementa abordada dá liberdade aos professores para executar atividades que podem ser feitas em qualquer computador com internet.

Iniciado no último dia 21, o curso se estenderá até o dia 9 de abril, podendo os professores entregar todas as atividades até o dia 8, totalizando carga horária de 60 horas.

Esta formação não se limita às atividades que os professores terão de fazer em casa, uma vez que  terão todo o apoio do núcleo pedagógico para sanar dúvidas e orientar sobre dificuldades que poderão ocorrer ao longo do período de formação, podendo, ainda,  entrar em contato com a equipe para solicitar uma visita ou mesmo agendamento de um horário nos turnos matutino ou vespertino na matriz do IP Nordeste, localizada à Av. Santo Antônio, 231, bairro Capuchinhos, para receber as orientações.

 

IMG_2152                              IMG_2153                            IMG_2158

IMG_2157                              IMG_2161

 

(Por Vinícius Lisboa
)