14-03-2014
Nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, Mary Grace Andrioli, formou professores do Instituto Luciano Barreto Junior para o uso de estratégias de colaboração e facilitação em sala de aula, utilizando a lousa digital e outros dispositivos. Ao todo foram 30 educadores sociais envolvidos da instituição.
O principal objetivo da formação foi contribuir para que os educadores aprimorassem suas estratégias pedagógicas com o uso das tecnologias, especialmente a lousa digital, que foi um recurso recém-adquirido pela instituição.
A abordagem buscou considerar o que os professores já faziam utilizando as tecnologias, propondo uma reflexão a respeito dos sucessos e desafios encontrados.
Ao longo dos três dias vivenciaram situações dinâmicas e refletiam o tempo todo a respeito de novas estratégias e possibilidades considerando a área de atuação de cada um. Com isso perceberam que também foram coautores de novas práticas e que tinham no próprio grupo possibilidades incríveis para continuidade da iniciativa, quando a formadora do Instituto Paramitas não estivesse mais lá. “O grupo demonstrou bastante autonomia, comprometimento e entusiasmo o tempo todo, relata Mary Grace.
Também foram utilizados objetos digitais interativos que contribuíam com as dinâmicas e os professores propunham situações e solucionavam desafios em conjunto. Tudo isso foi muito importante para que eles percebessem, por meio das vivencias que o professor não precisa (e não deve) ficar o tempo todo à frente da Lousa, seja ela digital ou não.
Também foi abordado o uso da lousa digital integrado aos dispositivos móveis. Foi utilizado o software Socrative para criação de jogos e pesquisa de opinião. Algumas equipes criaram até mesmo games organizando o grupo em equipes unidas para resolução de desafios em comum.
A formação foi um grande compartilhamento de informações e construção do conhecimento entre os próprios educadores. A interação continuará no ambiente digital criado para os professores onde eles poderão dividir ideias e desafios.
Depoimentos dos educadores:
“Eu estou começando a interagir com as tecnologias e vejo várias possibilidades de criar e adaptar para uso em sala de aula. Foi um divisor de águas para pensar em possibilidades”. Larissa, educadora social de matemática.
“Para mim abriu um leque de possibilidades. No inicio era uma incógnita ainda pensar o uso pedagógico da lousa, mas depois foi possível aprender ao trabalhar em grupo e pensar em cada grupo com suas necessidades diferentes.” Ana Carolina, educadora social.
“Para mim quebrou a ideia de informática como disciplina técnica e percebo o quanto dá para humanizar mais. Agora o aluno vai ficar mais próximo do professor e não só da maquina. Uma primeira meta é, construir objetos que cada professor possa usar na sala de aula.” Bruno, educador de informática básica.
“Quando iniciou o projeto de trazer a lousa, começou a minha angustia de como seria. Minha preocupação maior era como fazer para sempre trazer o aluno para perto. Já foi por água abaixo no primeiro dia a angústia.” Fabio, educador.
“As possibilidades de recursos e sites que vimos aqui já nos ajudaram a pensar o uso junto ao aluno. Eu como gosto de jogos e dinâmicas vi que com esse recurso os alunos podem ter acesso ao lúdico em sala de aula.” Cleide, educadora.
“Uma das visões que passei a ter foi a importância do aluno ser o maior utilizador da lousa em sala de aula. Acho que assim como nós os alunos vão se envolver e esquecer até do lanche…”. Jonatas, educador.
“Quando compramos um aparelho, poucos tem paciência de pegar o manual de instrução, ler. A formação veio pra clarear dar mais ideias no caso de língua inglesa e trouxe mais possibilidades/recursos. Fazer com que os alunos interajam mais com o que é novo. A questão da língua inglesa geralmente é algo que as pessoas tem muito medo. Os alunos conseguirão ver que são capazes de aprender por meio da interação.” Renato, educador.
“Vi o quanto a lousa facilita para a aula ficar mais interativa. Foi como se abrisse minha cabeça, com as várias interrogações… Ontem comecei a ver e vivenciar como posso utilizar a lousa em minhas aulas.” Douglas, educador.
“Sempre gostei de trazer coisas novas para sala, a lousa é um convite para uma divertida aventura do conhecimento.” Geane, educadora.
“A lousa permite que a gente ofereça o terreno para que as coisas sejam plantadas. Pensando na minha atuação aqui, uma das minhas atribuições são as intervenções de grupo.” Edice, educadora.
“Eu não sou educadora, mas nesse ano comecei a fazer intervenções na sala de aula. A partir do que vimos aqui consegui vislumbrar várias possibilidades com mais leveza e tranquilidade.” Ana, assistente social.
“A formação para mim foi além, trazendo novas possibilidades. Ampliou muito mais a quantidade de materiais e ferramentas para ser usada em sala de aula. Vou ver a possibilidade para usar na assessoria de comunicação.” Wilson, educador.
(Por Jussara Caetano)