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NOTÍCIAS

06-12-2013

Colaboradores do Instituto participam de curso sobre PNL

No final de semana do dia 12 e 13 de outubro os educadores Ademir Silva e Edna de Oliveira Telles, colaboradores do Instituto Paramitas participaram do curso “PNL para professores” na Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). A Programação Neurolinguística é estudada como uma forma de entender como a mente lida com as palavras e os gestos  e, assim, desvendar como o cérebro processa as informações e como programar o cérebro a favor do que  do que queremos. O matemático, Richard Bandler, e o  linguista, John Grinder, foram os criadores da PNL através da observação das pessoas que obtiam resultado excelente no que faziam e identificaram as ações e percepções comuns a essas pessoas.

Durante os dois dias os participantes fizeram diversas atividades mostrando técnicas para uma reeducação de uso do espaço, movimentação, gestões, vícios de linguagem e como fazer um bom discurso oral. Nesse ponto a Neurolinguística trabalha a mente através dos sentidos, a linguagem e as formas de comunicação verbal e não verbal. “O professor pode usar a neurolinguística em seu cotidiano. Em qualquer nível de ensino é necessário que o educador conheça as suas capacidades linguísticas, treine as suas intervenções com os alunos, saiba como falar de maneira que consiga garantir que todos os seus alunos o entendam, independente de suas características e da forma como aprendem”, destaca Edna de Oliveira Telles, Mestre em Sociologia da Educação e Doutoranda em Educação pela USP .

O curso trouxe aspectos que fazem parte do dia a dia de cada professor e que são comportamentos que interferem na relação professor aluno. Além disso, quem participou também pode conhecer como o cérebro recebe informações, os quatro estágios de aprendizagem e ver que cada aluno tem uma forma diferente de aprender e interagir com o mundo. “Com essa compreensão, o professor pode intervir em sua forma de apresentar os conteúdos, considerando as diferenças e as características de seus alunos, isso remete à construção de aprendizagem com sucesso” conclui Edna.

O principal objetivo do curso foi mostrar como a comunicação direcionada é uma alida para potencializar o aprendizado. “É um curso que amplia nossa percepção, para desenvolvermos um trabalho melhor e mais planejado nas apresentações de aulas, discursos, palestras, respeitando o entendimento do ouvinte. O curso de PNL para professores é uma nova metodologia, um conceito diferente, que trás um conjunto de técnicas neuro perceptivo”, avaliou Ademir Silva, professor do EJA.

 

Sociedade Brasileira de Neurolinguística

 

(Por Jussara Caetano)