Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

17-10-2013

Como orientar o trabalho de pesquisa dos alunos utilizando a Internet

O professor pede um trabalho sobre um assunto determinado e um dos primeiros lugares onde o aluno vai pesquisar é a internet. Assim que o aluno procura algo em ferramentas de pesquisa pela internet encontra milhares de referências que são selecionadas de acordo com suas regras, e o aluno pode, aleatoriamente, escolher qualquer material para basear seu trabalho ou mesmo fazer uma simples cópia do que é encontrado. Com certeza essa não é a melhor maneira de usar a internet para a pesquisa e muito menos a intensão do professor.

Orientar o aluno sobre como pesquisar e principalmente fazer uma filtragem do que ele pode aproveitar de tudo o que é oferecido é importante para que ele veja criticamente tudo que lhe oferecido em uma busca na internet. Principalmente, saber direcionar e filtrar as informações que são importantes e confiáveis que contribuam para o aprendizado. Compartilhar as pesquisas em sala de aula é importante para que aluno saiba o que ele pode usar e o que deve ser descartado, mostrando pontos positivos e negativos de cada pesquisa.

"Há muitos alunos que utilizam a Wikipédia e milhares de educadores que criticam por terem receio a respeito da veracidade das informações. É importante comparar informações e checar a veracidade das informações, e se um site tiver conteúdos com erros  ainda não é razão para não acessá-lo e sim uma oportunidade de aprendizagem. Ensinando os alunos a avaliar, selecionar criticamente um conteúdo, comparar fontes e se houver erros na Wikipedia, por exemplo, melhor ainda pois o aluno pode corrigir editando diretamente lá e contribuir dessa forma com a aprendizagem de milhares de pessoas", destaca Mary Grace, diretora pedagógica do Instituto Paramitas.

Se ainda usando todas as dicas para realizar pesquisas o estudante não encontrar o que ele queria ou ainda se sentir inseguro quanto ao conteúdo, é sempre bom recorrer à boa e velha biblioteca, até mesmo para ter diversas fontes e complementar o que ele já tem.

 Confira as dicas para potencializar a pesquisa de seus alunos!

  1. Use aspas para procurar termos específicos, assim o site pesquisa somente links que tenham exatamente a palavra ou termo colocado. Um exemplo é a palavra livro, quando procurada sem aspas aparecem mais de 100 milhões de sites, já entre aspas o buscador mostra somente sites específicos sobre livros.
  2. Use termos ou palavras objetivas, por exemplo, se quer saber sobre a primeira guerra mundial não adianta pesquisar só guerra.
  3. Não se preocupe com letras maiúsculas ou minúsculas e ignore o corretor ortográfico quando estiver certo que a grafia da palavra está correta, pois ele leva em consideração a escrita mais comum.
  4. Quando procurar notícias ou informações recentes, verifique sempre a data, pois poderá encontrar muitas informações desatualizadas. Outro fator é que nem sempre os links que aparecem primeiro são os mais confiáveis, as ferramentas de busca têm seus próprios critérios para mostrar os sites.
  5. Sites de bibliotecas virtuais, revistas, jornais e instituições com credibilidade são boas fontes.  Prefira os sites governamentais (.gov), de instituições sem fins lucrativos (.org) e universidade (.edu).
  6. Macetes como usar o sinal de subtração (?) quando você quer excluir alguma informação sobre o termo que procura, ou usar sinal de adição (+) para diminuir a quantidade de sites que aparecem e  estabelecer o que realmente procura sobre o termo. Por exemplo, se procurar  pelo termo educação aparecem 148 milhões de sites, quando acrescento ?universidade depois da palavra educação é retornado 9 milhões de páginas e quando busco por ?educação-universidade+escola pública? o resultado cai para 2 milhões.
  7. Se quiser que a palavra procurada esteja no título da página é só colocar o intitle e dois pontos antes da palavra.
  8. Às vezes pode-se precisar de arquivos em outras extensões. Para encontrar arquivos de texto de imagem pode usar a palavra filetype depois do termo procurado seguido de dois pontos e a extensão do arquivo. Por exemplo: ?educação fletype:pdf?.
  9. Se quiser a definição ou conceito de uma palavra pode colocar define antes do termo, isso fará o buscador mostrar somente sites que expliquem a palavra. Por exemplo: define educação.
  10. Agora se você já sabe o site onde você quer buscar o termo da sua pesquisa, a opção é pesquisar somente dentro de um site, colocando a palavra ou termos e a palavra site seguida do link: ?educação site: instituto paramitas?, o resultado será somente páginas do site que apareçam o termo.
  11. Se na pesquisa aparecer um site bom e você quiser outros sites que sejam relacionados pode colocar a palavra related seguido de dois pontos e o link do site. Por exemplo: "related: http://www.releituras.com/"

Veja alguns sites para pesquisa escolar: e-Unicamp Domíio Público Arquivo Público Estado de São Paulo IBGE Teen  Scielo

(Por Jussara Caetano)