Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

07-10-2013

A educação e os desafios das novas competências

Dando continuidade ao tema 9,  Visão e tendências educativas de futuro, do Encontro Internacional de Educação, iniciativa da Fundação Telefônica, damos início ao eixo cujo assunto é “Da aquisição de meros conteúdos à aquisição de competências em relação aos conteúdos. Aspectos psíquicos, físicos e emocionais do indivíduo” que contará com a participação de dois brasileiros.

O EIE recebe o debate A nossa percepção do mundo como seres biológicos e culturais , no dia 10 às 12h, com María Elena Infante-Malachias, professora do curso de Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. A Professora Maria Elena propõe uma reflexão para discutir através da Biologia Cultural o impacto da educação na vida de crianças e jovens. Diante disso, pretendemos considerar uma proposta educativa para o século XXI que leva em conta os fatores emocionais e humanísticos.

Nesta semana trazemos para o debate a acessibilidade e os recursos tecnológicos que fazem toda a diferença na aprendizagem de pessoas com necessidades especiais. Para conversar sobre o assunto, contaremos com a experiência do Carlos Edemar Pereira no fórum de discussão “Como a tecnologia pode ajudar no processo de comunicação de pessoas com deficiência?”.

 Carlos é Analista de Sistemas e tem uma filha com paralisia cerebral, ela foi a sua inspiração para  criar o primeiro aplicativo do mundo que permite que pessoas com deficiência se comuniquem em português, no fórum ele contará como foi os desafios e superações dessa jornada. Você vai perder?

No portal do EIE você também pode assistir ao debate com Rubem Saldanha e ver como foi o fórum de discussão com Caio Dib.

(Por Jussara Caetano)