Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

21-06-2013

Projetos que unem cultura e tecnologia participam do EIE

Nesta semana o Encontro Internacional de Educação tem a participação de dois projetos apoiados no Brasil pela Fundação Telefônica, o Labmovel e o Projeto Memórias do Futuro que estão no Fórum Comunidade Educativa que começou nesta semana.

O projeto Labmoóvel é uma unidade móvel equipada com recursos tecnológicos onde são realizadas atividades usando mídias digitais e móveis. O projeto foi criado em 2012 através do edital de arte e tecnologia da Fundação Telefônica e com o apoio do Festival arte.mov e do Nimk (Holanda). Desde então são levadas diversas atividades para a cidade de São Paulo e regiões metropolitanas por onde a unidade móvel passa.

Tornar as distâncias mais curtas é a principal proposta do projeto que viabiliza o conhecimento das tecnologias por meio de formas lúdicas e artísticas. Durante as atividades são desenvolvidas práticas utilizando recursos acessíveis e tecnologia aberta (open source) promovendo o conhecimento dessas ferramentas por pessoas não especializadas.

O outro projeto é o Memórias do Futuro que faz um retrato da infância no Brasil através de pesquisa, registro, reflexão e divulgação das manifestações culturais que acontecem nessa época da vida. Além disso, como resultado, as brincadeiras e os hábitos das crianças são relatados em memória por filmes, fotos e textos.

O projeto conta com 20 jovens e 20 educadores multiplicadores das comunidades de Campo Grande, Amambai e Corumbá no Mato Grosso do Sul. O Memórias do Futuro desenvolve diversas oficinas técnicas de produção audiovisual, mídias contemporâneas, cultura da infância e a Caravana Tecnobrincante que exibe os vídeos produzidos em praças, escolas públicas, centros comunitários, espaços culturais e comunidades ribeirinhas das cidades de Campo Grande, Corumbá e Amambi. Os conteúdos também estão disponíveis online e na plataforma Eduque Brincando.

Os moderadores Lucas Bambozzi do Labmóvel, Lia Mattos e Alexandre Basso do Projeto Memórias do Futuro compartilham os desafios e resultados desses projetos no Fórum Comunidade Educativa. Participe!

Vídeos Memórias do Futuro

Vídeo Labmóvel



(Por Jussara Caetano)