Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

13-06-2013

Aprender com as experiências

Em 04 de junho aconteceu o debate Formação Permanente como cidadão digital com Stephen Downes, pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá, especializado em tecnologias para a aprendizagem, educação online e novas mídias. O debate aconteceu online no Encontro Internacional de Educação que no seu Tema 8, A Educação permanente: aprendizagem formal, não –formal ou informal, discute os meios de aprendizado durante a vida.

Stephen Downes começou o debate com a pergunta “O que nos vem à cabeça quando pensamos em aprendizagem continuada?” procurando levar as pessoas a refletirem sobre o seu aprendizado adquirido com diversas experiências. Essa aprendizagem foi dividida em três princípios: interação, usabilidade e relevância.

“A ideia, portanto, é que a comunidade não se baseia somente no conhecimento, mas também na prática. Não somente na teoria, mas também no lugar em que vivemos, onde nos encontramos”, destacou Stephen para enfatizar que o relacionamento humano é um dos principais meio de troca de conhecimento.

Os norteadores da aprendizagem, a partir da transformação de experiências em conhecimento, a coerência e a simplicidade. “Esses princípios querem dizer: tomar responsabilidade sobre sua própria aprendizagem, gerir a própria aprendizagem”, explicou o pesquisador que completa “É importante pensar na sua própria aprendizagem como algo que pertence a você, é um instrumento que você tem, comece a organizar e administrar por si mesmo”.

Para Stephen também é importante que cada pessoa possa manter o seu conhecimento organizado na memória e mesmo nas redes de relacionamento. Assim, cada nova experiência pode ser atrelada a um conhecimento em determinada área. “Acredito que conhecimento vem da experiência e acredito que a experiência é o que nos permite conhecer o mundo que nos rodeia”.

De frente para o mundo da informação em que vivemos Stephen também falou sobre o filtro que devemos ter para reconhecer o que vai agregar conhecimento. Isso leva em conta como avaliamos e vemos a informação criticamente e se, de fato, ela vai ser importante para a nossa vida e como a transformaremos em algo usável.

A conversa sobre o aprendizado que temos e como usamos essas informações, continua no fórum de discussão Formação Permanente como cidadão digital, participe! Stephen Downes também estará presente no evento presencial que acontece na Venezuela e que terá transmissão ao vivo no portal do Encontro.

 
(Por Jussara Caetano)