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NOTÍCIAS

18-04-2013

Encontro Internacional de Educação debate a mudança educativa

Nos dias 02 e 03 de abril, o Brasil encerou sua liderança do tema 6 “Como liderar a mudança nos centros educativos” do Encontro Internacional de Educação, iniciativa da Fundação Telefônica, com o evento presencial que aconteceu no Rio de Janeiro. O encontro contou com cerca de 850 pessoas que participaram ativamente das diferentes atividades propostas. Durante o evento os educadores presentes participaram do “Aquário”, onde, após o debate, eles podiam subir ao palco para conversar com os palestrantes. Nessa metodologia a conversa permanecia aberta com uma cadeira sempre vazia representando todas as pessoas que participavam online do evento.

Os principais palestrantes foram David Albury (Inglaterra), Ferran Ruiz (Espanha), Fernando Almeida (Brasil) e Martina Roth (Estados Unidos). Além de casos de sucesso apresentados por Braz Rodrigues, da Escola Municipal Campos Salles de São Paulo, e Rafael Parente do Projeto Gente (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais) do Rio de Janeiro.

O principal convidado do evento foi David Albury, que já havia participado de um debate virtual no dia 13 de março. Ele destacou iniciativas e ideias que são inovadoras emgestão, metodologia ou avalição, de maneira que abram um caminho para o diálogo entre família, escola e alunos. Para Albury a escola deve proporcionar “acesso e igualdade, reconhecer o mundo tecnológico e social dos nossos estudantes, para ajudá-los a lidar com um mundo de informação em constante transformação e a ter trabalhos bem sucedidos. Por todas essas razões os modelos educativos necessitam ser fundamentalmente transformados”. O debate foi mediado por Eduardo Chaves, ex-presidente da escola Lumiar e que acompanha o trabalho de Albury há alguns anos.

Outro convidado internacional muito esperado pelo público foi Ferran Ruiz com a apresentação “Visão, aprendizagem e compromisso: chaves para liderar a mudança na educação”. O especialista analisou qual o futuro da educação que pretendemos ter a partir da aprendizagem, do compromisso com as pessoas e da mudança nos centros educativos. Ferran, nos levou à reflexão de alguns conceitos, como os três X: eXploration(descobrir, conduzir seu próprio aprendizado), eXpression(expressar ideas e o conhecimento), eXchange (compartilhar, trabalhar em equipe, questionar).

Duas iniciativas brasileiras foram apresentadas, a proposta da Escola Municipal Campos Salles, em São Paulo e o Projeto GENTE (Ginásio Experimental das Novas Tecnologias Educacionais), no Rio de Janeiro. Para mostrar como foram feitas as transformações nesses dois projetos estiveram presentes Braz Nogueira Rodrigues, diretor da escola, e Rafael Parente, subsecretário de educação do município do Rio de Janeiro.

A avalição para a aprendizagem também foi tema de debates, com Fernando Almeida, professor do curso de pós-graduação em Educação da PUC-SP. Nesse espaço, os participantes puderam refletir junto ao palestrante, a avaliação como uma construção coletiva em seus diversos aspectos.

O fechamento desses dois dias de debates trouxe como resultado as reflexões, geradas durante os dois meses de atividades online do EIE, um rico conteúdo sobre as práticas necessárias para a se ter um centro educativo inovador. Entre todos os pontos que permearam as discussões, sempre foram colocadas as iniciativas diárias, que devem ser potencializadas com o envolvimento de diversas pessoas e que tenham como foco a valorização dos alunos e da aprendizagem.

A gravação dos debates que aconteceram no evento presencial está disponível no portal do Encontro Internacional de Educação.

O conteúdo do tema 6, Como liderar a mudança nos centros educativos, também pode ser conferido no e-book produzido pela equipe do Instituto Paramitas.

Um novo ciclo

Já demos início ao tema 7: A Família, sócia estratégica para a educação, que tem como líder o Equador. Nos meses de abril e maio as atividades serão voltadas ao papel da família na educação e seu posicionamento frente à transformação educacional. Você não pode perder!

Quer saber como sua escola usa as TIC e como ela pode melhorar? Use  a metodologia de pesquisa do relatório A integração das TIC na escola - Indicadores qualitativos e metodologia de pesquisa, produzido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OIE) e pela Fundação Telefônica.

Veja a apresentação dos Indicadores qualitativos e metodologia de pesquisa no vídeo produzido pelo Instituto Paramitas.

 

(Por Jussara Caetano)