Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

23-11-2012

Debate traz projetos inéditos sobre jogos da Literatura brasileira

No dia 09 de novembro, aconteceu um debate-chat que contou com a participação do educador e autor multimídia Toni Brandão como parte das atividades do Encontro Internacional de Educação, da Fundação Telefônica Vivo, que conta com a parceria executiva do Instituto Paramitas. O chat aborda o quarto tema do evento: “O que e como ensinar e aprender na sociedade digital?”.  Durante o debate, Toni falou sobre seu projeto Jogos Clássicos da Literatura, um portal virtual que possui diversos jogos sobre obras da Literatura brasileira.

O chat contou com a participação de cerca de trinta educadores de diversos países que esclareceram dúvidas sobre o projeto, além de tecer alguns elogios a seus criadores.

“A ideia, na verdade, partiu do Celso Santiago, um educador e agitador cultural brasileiro amigo meu. Ele passou a amadurecê-la durante alguns anos. Eu entrei no projeto no começo deste ano para fazer os roteiros e ajudar a dar forma a ele”, explicou Toni.

http://institutoparamitas.org.br/cursos/spresenciais/debate-traz-projetos-ineditos-sobre-jogos-na-literatura-brasileira/attachment/materia_chat/

Toni Brandão

Os clássicos que ganharam versão online são: “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida e “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo. Toni conta que entrou no projeto porque acredita que na literatura, “o jovem tem que se reconhecer para poder refletir”.

 “Muitos educadores incluem os clássicos como leitura obrigatória, mas a garotada mal os lêem.  Apenas folheia o resumo porque vai cair no vestibular. Acho que nem o educador nem o leitor gosta disso e isso “mata” o livro”, defende o educador.

Toni revela que o projeto em breve entrará em uma nova fase que contará com oficinas de preparação dos educadores para ampliar ainda mais o alcance do portal.  “Meu trabalho nas oficinas será tentar passar para os educadores o máximo possível de ferramentas para potencializar o alcance dos jogos, decupando com eles os sites, revendo cada fase da criação do trabalho e propondo oficinas de criação. Tudo alinhado com a concepção pedagógica que eu e o Celso concebemos para o site.”

O Cortiço- Aluísio de Azevedo

Memorias de um sargente de milicias – Manuel Antônio de Almeida

Dom Casmurro- Machado de Assis

 

Os games do projeto podem ser acessados gratuitamente no site: http://www.livroegame.com.br/.

 

(Por: Mauro Castro)