28-07-2016
No dia 16 de Julho, o Instituto Paramitas teve a oportunidade de participar de uma das sessões de RPG Pedagógico do Grupo Interpretar e Aprender, realizada durante a programação do Anime Friends 2016.
O que é RPG?
RPG (Role-Playing Game) significa "jogo de interpretação de personagens", o qual os jogadores encenam o papel de um personagem em um cenário fictício.
A ideia por trás do projeto é utilizar o RPG de mesa como meio educativo para alcançar resultados de aprendizagem que valorizem outras questões para além do curriculo. Fundado por Daniel Aidar, Paulo Gallina e Thiago Azevedo Rodrigues de Oliveira, todos formandos em História pela USP e jogadores de RPG há mais de uma década, o grupo surgiu com intuito de trazer tanto diversão quanto aprendizagem.
Durante uma sessão de RPG os jogadores criam seus próprios personagens, imaginando suas características físicas e psicológicas, suas habilidades naturais e perícias aprendidas ao longo da vida, anotando todas as informações na ficha de cada jogador. Eles devem interpretar estes personagens para o discorrer da história, ponderando suas atitudes, agindo e falando de acordo com a personalidade que imaginaram para seus personagens.
A história narrada pelo Mestre tem estes personagens como protagonistas, sendo ambientada em eras ou em acontecimentos históricos reais, com um quê de liberdade poética para que a mesma possa se desenrolar. O jogador-aprendiz, termo utilizado pelos fundadores do Grupo, ao interpretar um personagem, é inserido nestas histórias épicas com papéis escolhidos por ele mesmo (Médico, Ferreiro, Lenhador, Samurai, Cavaleiro, Camponês, etc).
Durante nossa participação pudemos notar as vantagens desta metodologia. As crianças e adolescentes imergem de cabeça na história e, surpreendentemente, mantêm a atenção na narrativa cerca de 3 horas. Ao longo da sessão são expostos a situações que não ocorrem em nosso cotidiano, nas quais aprendem de forma subliminar sobre moral, ética e valores.
A liberdade na escolha do papel que irão cumprir na sociedade ajuda os educadores a notarem as aptidões e interesses de cada jogador-aprendiz, já que nem todos os participantes optam por papéis voltados para combate, o que é comum numa sessão RPG.
A multidisciplinaridade pode ser trabalhada de maneira natural, pois ao mesmo tempo que aprendem os acontecimentos históricos durante a narração, o professor-narrador tem a possibilidade de introduzir e trabalhar conteúdos de diversas disciplinas durante o desenvolvimento da história.
Desta forma, a interpretação incita a criatividade e coloca o jogador-aprendiz em situações de socialização, aprendendo a lidar com as consequências de seus atos, como os outros personagens irão reagir a estes, e a respeitar a vontade dos outros.
A experiência é única e pode solucionar um dos problemas da sala de aula atual, que é chamar a atenção de uma geração que não vê sentido no que aprende na escola, principalmente com aulas expositivas como é caso da disciplina de História.
Thiago, membro fundador do Grupo Interpretar e Aprender, deixa claro que o intuito não é eliminar a teoria, nem a sala de aula, mas sim abrir novas possibilidades de trabalho para disciplinas que não poderiam ser tratadas de forma prática.
Para conhecer mais do Grupo Interpretar e Aprender, acessem:
Blog: http://grupointerpretareaprender.blogspot.com.br/
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