Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

24-04-2015

Curta na Escola - Solta o som!

A musicalidade brasileira é conhecida por todo o mundo por sua mistura de ritmos, por mostrar a identidade cultural do povo e ter, em alguns casos, cunho social e político. 

Nos destaques do Curta na Escola você confere curtas animadíssimos que mostram um pouco da diversidade musical brasileira. Confira:

 

Partido Alto

 O Samba Partido Alto é um estilo clássico de samba caracterizado pelo samba de roda e a criação de versos de improviso em relação a um tema.  Com o plano de aula você estimula os alunos a conhecer melhor um dos ritmos mais representativos da cultura brasileira que tem matrizes africanas.

 » Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

Som da rua - Sanfoneiros

 O forró é um dos tipos de música mais tradicional do Brasil. Aprofunde com esse curta-metragem o conhecimento dos alunos sobre essa música típica brasileira.  Aproveite a oportunidade para trabalhar com os alunos temas relacionados à festa junina.

>>Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

 

O mundo é uma cabeça

O Mangue Bit ou Mangue Beat teve início em meados de 1990 tendo como figura central a banda Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S.A. O curta-metragem conta como surgiu esse movimento. Uma oportunidade de conhecer um pedaço da música Brasil e suas implicações políticas e sociais.

 » Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

Chorinhos e Chorões

O Chorinho, música chorosa e sentimental, surgiu no final do século XIX. O gênero cujo repertório derivou da polca, tem como instrumentos característicos a flauta e o bandolim. Esse curta-metragem é uma oportunidade de conhecer instrumentos musicais menos conhecidos.

» Veja nossa sugestão de Plano de Aula!