Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

31-03-2014

50 anos do golpe militar

Há  50 anos, era instaurada no Brasil a ditadura militar que duraria 21 anos e marcaria para sempre a história do país.

O assunto que nunca saiu de pauta este ano volta a ganhar força e incentiva uma reflexão de toda a sociedade. O tema já vinha ganhando espaço desde 2012 quando começou os trabalhos da Comissão da Verdade que irá apurar as violações aos Direitos Humanos que aconteceram durante a ditadura.

Esse é um capítulo da história que foi marcado pela falta da democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão, que por meio dos Atos Institucionais eram normatizado. Esses fatores levaram jornalistas, artistas, políticos e militantes buscarem asilo político em outros países.

Para incrementar a sua aula use os curtas do Curta na escola e confira também uma série de materiais especiais que tratam desse conteúdo e propõem uma reflexão sobre os anos de chumbo do Brasil.

Projeto 68

Entre 1964 e 1985 o Brasil viveu um período de ditadura militar. Em 13 de dezembro de 68 o governo fechou o congresso nacional e concedeu poderes ilimitados ao presidente da república desmembrando assim o movimento estudantil, perseguindo, prendendo e torturando suas lideranças e produzindo assim um vácuo de oposição política no Brasil. Por meio de gravações, fotos e sons, feitos por jornalistas da época, “Projeto 68″ relembra uma das maiores manifestações da Ditadura Militar, desde a morte do estudante Edson Luís até o clímax na Passeata dos Cem Mil. Excelente oportunidade de trabalhar com os alunos um dos momentos mais marcantes da história do nosso país.

 Cartas da Mãe

Com o curta “Cartas da mãe” é possível discutir com os alunos questões como “O que foi a ditadura militar?” “O que é democracia?” “Qual foi o papel dos artistas durante a época da ditadura”. Esse curta mostrauma crônica sobre o Brasil dos últimos 30 anos contada através das cartas que o cartunista Henfil escreveu para sua mãe, Dona Maria. Política, cultura, amigos e amor são alguns dos temas que elas evocam, criando um diálogo entre o passado recente do Brasil e nossa situação atual. Artistas, políticos e amigos de Henfil, entre eles o atual Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, falam sobre a trajetória do cartunista dos anos da ditadura militar até sua morte.

 

Eh Pagu, Eh!

Ao contar a história de uma “mulher comum” o curta “Eh Pagu, Eh!” possibilita a refexão sobre a dura realidade da ditadura e permite discutir a liberdade atual tão banalizada. O filme conta um pouco da vida e da obra de Patrícia Galvão, a Pagu. Casada com Oswald de Andrade, participou do Movimento Antropofágico. Jornalista, escritora e tradutora, entre outras coisas, ficou presa por quase cinco anos durante a ditadura Vargas por ser militante do PCB.

 

Enquanto a Tristeza não Vem

O compositor Sérgio Ricardo expõe sua visão acerca da história do Brasil de JK aos nossos dias, salientando, sobretudo, os descaminhos da cultura brasileira a partir do golpe militar de 64. Coragem e ousadia marcam o emocionante depoimento. Por meio desse curta é possível conduzir os alunos para o período da ditadura militar. Estudar, analisar, e aprofundar as questões dessa época faz com que os alunos não esqueçam das lições aprendidas com a ditadura, e contribuem para que o aluno seja protagonista da realidade social e da história. 

 

Entenda a ditadura militar no Brasil em 40 datas históricas - Infográfico criado pelo site de conteúdo Uol com uma linha do tempo que mostra os principais acontecimentos.

Portal da Folha de S. Paulo com dados sobre o golpe militar- O portal mostra informações sobre os políticos envolvidos com o golpe, dados do país naquela época e você também pode ver os mesmo dados nos dias atuais.

Memórias reveladas – Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça. - Catalisador de documentos e informações.

Comissão da verdade- Site da Comissão da Verdade onde você pode acompanhar os trabalhos da comissão.

Programa Caminhos da reportagem - O programa da TV Brasil apresenta em 3 episódios diversas entrevistas que recontam momentos marcantes dos 21 anos da ditadura militar.

Instituto Vladimir Herzog- No acervo do Instituto você encontrará uma área reservada à educadores com materiais que podem te ajudar na preparação da aula.

Resistir é preciso - O portal reúne 60 entrevistas com protagonistas da história, capas dos principais jornais alternativos da época e cartazes.

A história de Maria Violeta - Cartilha criada pelo DHnet, conjunto de ativistas em direitos humanos, que por meio da história real de Maria Violeta propõe uma série de reflexões e debates sobre direitos humanos na época da ditadura militar.

50 anos do golpe - Especial do jornal O Dia com vídeos, textos e fotos.

BNM Digital - Acervo de vídeos e fotos do projeto Brasil Nunca Mais Digital (BNM Digital).

(Por Equipe Curta na Escola)