Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

01-06-2015

Contar, ouvir e ler histórias! - Curta na Escola

As histórias sejam elas orais, escritas ou criadas por nós em algum momento enriquecem o mundo interior e exterior. Crianças e adolescentes têm a capacidade de criar e contar histórias aguçada pela fase de descoberta das coisas. Essa é a oportunidade certa de colocar o aluno como protagonista de situações onde ele possa soltar a imaginação e criar.

Os curtas-metragens que selecionados dá a oportunidade de colocar os alunos como receptores e criadores!

 

Um Lugar Comum

  O curta Um Lugar Comum ilustra com espontaneidade essas  relações e interações, a mudança das estações, a brincadeira das  crianças que se tornam adolescentes, depois adultas e a velhice  inevitável, os corpos que estão exaustos e, às vezes, não suportam  o próprio peso. As relações duradouras, o contato com as flores, os  pássaros, os cachorros, as árvores. Uma história de amizade,  respeito, interação, encontros e desencontros, assim como a vida.                                        >>Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

Aquarela

 A música de Toquinho, Aquarela, leva o espectador a passar pelos  ciclos da vida. O que cada um de nós pode colocar "numa folha  qualquer"? Para isso precisamos estar disponíveis e dar abertura  para as crianças produzirem com leveza, assim como a música  composta por Toquinho que nos inspira.

   >>Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

 

Historietas Assombradas

  O curta, Historietas Assombradas (para crianças malcriadas),  mostra um contexto conhecido de todos nós, uma vovozinha  contando histórias para a neta que não consegue dormir. Apresenta  uma sequência de três histórias, embaladas pela voz intrigante e  motivadora da vovó e revela como o imaginário e a realidade se  confunde e se fundem em um só universo.

   » Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

 

 

Felicidade Clandestina

 Uma viagem pela infância, adolescência e família de Clarice  Lispector. Nas imagens as histórias são contadas com delicadeza e  sutileza. Oportunidade de levar os jovens a pensarem em suas  próprias vidas e onde querem chegar.

 » Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

 

Quer usar mais curtas-metragens na sua aula? Acesse o Curta na Escola