Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

24-04-2015

Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais!

Todo dia 24 de abril é comemorado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, língua usada pela comunidade surda do país. A data foi escolhida porque é a data da publicação da Lei 10.436/02, a qual buscou atender parte da luta das pessoas com deficiência auditiva, reconhecendo a Libras como língua natural da pessoa surda, assegurando assim, o uso e disseminação da mesma como qualquer outra língua.

Ao contrário do que se já se pensou, as línguas de sinais não são mímicas e gestos soltos, são as línguas naturais de expressão gesto-visual. A Libras é uma língua porque ela, como qualquer outra língua, possui estruturas gramaticais e é composta pelos níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.

Embora a Lei tenha servido como embasamento para outras políticas públicas e acesso igualitário a educação, mercado de trabalho e saúde, ainda são perceptíveis as dificuldades das pessoas surdas em uma sociedade pouco inclusiva como a nossa.

Além das dificuldades de acesso, a comunidade surda também sofre com o mundo do barulho, muitas vezes pelas estratégias pedagógicas de oralização ou por meio de implantes os surdos precisam lidar com o mundo da oralidade e o mundo da surdez. Ao assistir o curta Dois Mundos e Dois Mundos - Versão em Libras é possível conhecer as surpresas e as dificuldades enfrentadas por eles.

Dois Mundos

Dois Mundos - versão libras

 

Por Manoela Bueno