Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

10-12-2013

Expedição Mutare já passou pelo México e Guatemala

A Expedição Mutare está prestes a completar três meses e já passou pelo México e pela Guatemala, onde auxiliou os grupos Colectivo Obreras Insumisas e a Red Nacional por la Integridad, respectivamente.

 

A primeira ONG visitada foi o Colectivo Obreras Insumisas, fundado em 2009 em Tehuacán. A instituição foi encontrada através do Fundo Semillas que financia projetos voltados para mulheres no México. O coletivo é formado por trabalhadoras das chamadas maquilas (fabricante de roupas que violam os direitos trabalhistas e humanos de seus empregados) e que lutam pelos direitos trabalhistas que são violados pela empresa. Mesmo assim, por ser a principal fonte de renda na região, a maior parte da população se sujeita as condições de trabalho impostas pelas empresas.

Através do Colectivo Obreras Insumisas, as trabalhadoras puderam ser capacitadas e conhecer seus direitos para poder recorrer. Ainda assim, não conseguiram transformar o que acontecia dentro da empresa e muitas, quando tentavam eram despedidas. A partir de então, o grupo resolveu iniciar a Cooperativa Hormigas Trabajadoras, que usando das principais habilidades das participantes fazem da costura a sua fonte de renda. Em parceria com outras instituições a Cooperativa conseguiu formar as mulheres para as diversas etapas da costura.

Outra frente importante do coletivo é a luta pela igualdade de gênero e direitos das mulheres, principalmente porque na maquilas muitas mulheres sofrem esse tipo de descriminação. Thays uma das integrantes da Expedição Mutare conta que muitas mulheres sofrem violências psicológicas dentro e fora da família e por isso procuram auxílio do Coletivo, no blog Expedição Mutare – Voluntariado na América Latina, você encontra a história de duas mulheres que se libertaram dessas amarras com a ajuda do coletivo.

“Foi muito inspirador trabalhar com um grupo de que apesar das muitas dificuldades, seguem lutando por condições mais dignas e saudáveis de trabalho para eles e outros trabalhadores locais”, conta Thays. A equipe da Expedição Murate auxiliou o coletivo estruturar um programa de voluntariado, a criar uma comunicação interna, definição de cargos e  deu uma consultoria sobre os financiamentos possíveis para manter a organização.

Já na Guatemala a organização que recebeu a Expedição foi a Red Nacional por la Integridad que reúne jovens de todo o país com objetivo de formar cidadãos atuantes e que conheçam seus direitos. Os trabalhos realizados pelos jovens vai além da formação, eles também fazem estudos e análises das suas regiões.

O projeto principal da organização é a formação de mentores que são capacitados e compartilham o que levam o que aprenderam para outros jovens. A formação consiste em apresentar ferramentas e ensinar a atuar junto do governo local pra cobrar seus direitos e também o trabalho junto à comunidade.

A Red Nacional por la Integridad   tem uma atuação muito forte em todas as regiões e atua em parceria com outras instituições. O papel da Expedição Mutare foi direcionado para os grupos de jovens mostrando como eles podem produzir conteúdos em vídeo mostrando os problemas, soluções, informações para a comunidade onde atuam.

Thays apresentando o que é Vídeo Participativo para as Redes de Mazatenango Chicacao

Thays apresentando o que é Vídeo Participativo para as Redes de Mazatenango Chicacao

Jovens da Red do município de Huehuetenango

Jovens da Red do município de Huehuetenango

Produzindo um vídeo participativo com os jovens da Rede de Huehuetenango - o tema escolhido por eles foi a insegurança cidadã

Produzindo um vídeo participativo com os jovens da Rede de Huehuetenango – o tema escolhido por eles foi a insegurança cidadã

 

Produção do vídeo participativo

Produção do vídeo participativo

Red Nacional por la Integridad - Guatemala

Red Nacional por la Integridad – Guatemala

Produção do vídeo participativo

Produção do vídeo participativo

 

Red Nacional por la Integridad - Guatemala

Red Nacional por la Integridad – Guatemala

Trabalhando em equipe com a Red Nacional por la Integridad - Guatemala

Trabalhando em equipe com a Red Nacional por la Integridad – Guatemala

Red Nacional por la Integridad - Guatemala

Red Nacional por la Integridad – Guatemala

 

Reunião com o Colectivo Obreras Insumisas.

Reunião com o Colectivo Obreras Insumisas.

Participação no

Participação no “Fórum Acadêmico, Econômico e Social Nueva Generación” organizado pelo Colectivo Obreras Insumisas para discutir economia social e cooperativismo.

Oficina com as integrantes do Colectivo Obreras Insumisas.

Oficina com as integrantes do Colectivo Obreras Insumisas.

 

Colectivo Obreras Insumisas

Facebook: www.facebook.com/ColectivoObrerasInsumisas

Red Nacional por la Integridad

Facebook: https://www.facebook.com/RedNacionalporlaIntegridad

Twitter: https://twitter.com/RNIGuatemala

Confira mais informações no portal da Expedição Mutare

Siga a Expedição Mutare pelas redes sociais:

https://www.facebook.com/expedicion.mutare

https://twitter.com/exp_mutare

flickr.com/photos/exp_mutare

instagram.com/exp_mutare

A entrevista da Thays e do Pierre no programa de TV “Aprendiendo con la Verdad” na Guatemala.

http://www.youtube.com/watch?v=K8CssuJwz0M&feature=youtu.be

Por Jussara Caetano