Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

28-05-2013

Convidados brasileiros discutiram a educação pela família no EIE

O Tema 7, “Família, sócia estratégica para a educação”, do Encontro Internacional de Educação da Fundação Telefônica, contou com a participação  de convidados brasileiros  em três fóruns de discussão.

O primeiro fórum aconteceu com a mediação de Edilberto Sastre, formado em Comunicação Social e mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília, com o tema “Homeschooling: nova alternativa para a educação institucionalizada”. Edilberto conversou com os participantes sobre o processo de trazer a escola para dentro de casa e como essa pode ser uma alternativa para pais e estudantes.

“O primeiro é preceder que uma criança sempre está aprendendo. No ambiente em que se encontre, sempre estará aprendendo, estará captando e internalizando. Seja a casa, a comunidade, o bairro, é sempre um livro aberto. Mesmo que não se disponha conscientemente uma organização para isto, a troca de informação estará ocorrendo. Portanto, a questão é tornar esse ambiente mais consciente dessa função de maneira a propiciar elementos interessantes, abundantes, criativos, enriquecedores. A criança estará sempre disposta e estará aberta a receber. Se o ambiente material e humano é propositivo, aberto e disposto, será natural que a criança faça escolhas de acordo com seus interesses.”

Dando continuidade a discussão com Edilberto, a educadora e mãe de três filhos Ana Thomaz participou do debate e fórum “Desescolarização: a família na educação” que trouxe a perspectiva de uma mãe que escolheu educar os seus filhos em casa. Ana mostrou diversos aspectos que estão envolvidos na educação em casa como a mudança das práticas culturais e como trocar o poder (ameaça, prêmio, explicação) pela potência criativa dos filhos.

“A desescolarização é um processo muito mais complexo que tirar um filho da escola. Para mim é uma mudança de paradigma muito grande, uma construção de uma cultura a favor da vida e tenho chamado de desescolarização porque nossas escolas são ferramentas de nossa cultura que é anti-vida. Quando estamos em um conflito com essa cultura e essa escolarização, estamos totalmente dentro dessa cultura, assim, me parece, que nesse caso, muita coisa deveria transmutar para beneficiar essa criança com uma vida e desenvolvimento fora da escola.” 

Para compartilhar experiências do Projeto Jabuticaba, um dos Fóruns Comunidade Educativa contou com a participação de André Camargo: psicanalista, professor de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, membro da comunidade internacional de Arte de Hospedagem e formador convidado na Escola de Design Thinking. No fórum “Projeto Jabuticaba: comunidades de aprendizagem não escolares”, André mostrou como funciona o projeto desenvolvido em um espaço cultural dedicado à permacultura, às artes e ao sagrado, onde é desenvolvida uma experiência de educação infantil não escolar.

 “Compreendi que a instituição escolar, não obstante o discurso da socialização, na verdade segrega. Retira a criança do cotidiano da sua comunidade de origem (especialmente de sua casa, de seu bairro e de sua família) e a mantém encarcerada por muitas horas em uma instituição fechada de caráter hierárquico e disciplinar, cuja estrutura de tempo, espaço e convivência espelha as indústrias. A instituição escolar pratica educação como produção em massa. Acredito que uma comunidade de aprendizagem é necessariamente co-criada – um projeto coletivo, desde a origem.”

As discussões foram muito ricas, despertaram o interesse da comunidade educativa sobre a contribuição das iniciativas do homeschooling e da desescolarização para a educação formal, além de terem contado com o depoimento de famílias que vivem essas experiências em seu dia a dia. 

Para saber mais sobre o trabalho do Edilberto, da Ana e do André visitem:

Descrizione: Edilberto


Blog do Edilberto Sastre : http://desescolariza.blogspot.com.br/




 

Descrizione: Minecraft


Blog da Ana Thomaz: http://anathomaz.blogspot.com.br




 

Descrizione: André Camargo


André Camargo, Página do Projeto Jabuticaba: http://www.casajaya.com.br/jabuticaba/

 






(Por Jussara Caetano)