Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

19-02-2013

Luz, câmera e inclusão!

Trabalhar em uma perspectiva inclusiva requer engajamento e acreditar que todos só tem a ganhar e aprender com a diversidade. É necessário reforçar o importante papel do educador neste contexto. A prática do professor, conhecimento a respeito do outro e comprometimento são elementos fundamentais, capazes de proporcionar contribuições valiosas para estes educandos.

Pensando nisso, reunimos uma série de filmes que têm como tema a inclusão, para auxiliar educadores na abordagem desse tema sala de aula.  Veja quais são:

 

 

Colegas: Aninha sonha em se casar. Márcio quer voar e Stallone quer ver o mar. São esses os simples desejos que movem os personagens do filme “Colegas”. O filme traz muitas surpresas, dentro e fora da tela, com três atores com síndrome de Down como protagonistas e produção executiva de uma pessoa com deficiência visual.

 

 

 

 

A pessoa é para o que nasce: Unidas por esta incomum peripécia do destino, Regina, Maria e Conceição são cegas e  viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela suas curiosas estratégias de sobrevivência, das quais participam parentes e vizinhos.

 

 

 

 

 

 

A Cor do Paraíso: narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó. O pai, que é viúvo, se prepara para casar novamente. Mohammad é um garoto muito vivo, que tem uma enorme sensibilidade. Seu jeito simples de “ver o mundo” é uma lição de vida.

 

 

 

 

Escritores da Liberdade: aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma High School (Escola de Ensino Médio), a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados Violentos. 

 

 

 

Mr. Holland – Adorável Professor: Em 1964, um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a composição de uma sinfonia. Inicialmente, ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo, uma grande decepção o aguarda.

 

 

Aproveite as obras cinematográficas para abordar esse tema tão delicado com seus alunos. Acolha e discuta sobre as diferença e contribua para educação inclusiva.

Busque também, em nosso acervo, filmes que aborde o tema. Temos filmes de todas as áreas do currículo, incluindo os temas transversais.



(Por :Thiciane Ferrinho)