Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

13-12-2012

Conectivismo de George Siemens e entrega de prêmio são pautas de evento no Rio de Janeiro

No dia 28 de novembro, ocorreu o 4º Evento de Conexão no Centro de convenções Sul América. O público convidado a participar do evento foram os estagiários do projeto Escolas do Amanhã Digital, que faz parte do programa Escolas do Amanhã , uma parceria entre a Unesco e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.  O evento encerrou oficialmente as atividades do quarto tema do Encontro Internacional de Educação 2012-2013, uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, que conta com parceria executiva do Instituto Paramitas. O assunto abordado foi: “O que e como ensinar e aprender na sociedade digital?”.

A gerente de educação e aprendizagem da Fundação Telefônica Vivo Mila Gonçalves fez a abertura institucional do evento. Em seguida, apresentou e explicou o Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa para anunciar a premiação do professor brasileiro ganhador Lisandro Magela, representante de uma das categorias na edição 2012.

Para a divulgação deste evento, a Telefônica produziu um vídeo que conta com depoimentos de educadores de diversos países do mundo, inclusive o Brasil.

Confira o vídeo abaixo.

 


 

Lisandro, que representava a Escola Municipal Antonio Nacif Salemi de Mogi das Cruzes, fez um depoimento emocionado sobre a premiação e realizou uma breve apresentação do software SEI (Software de Educação Infantil), projeto criado por ele em parceria com os professores Alexandre Roberto Rodrigues e Rodrigo Martins Garcia.

“Foi muito gratificante pra gente. A nossa inovação é uma prática diária. Nós atendemos hoje cerca de 450 alunos da educação infantil.”, disse o educador durante o evento.

Após a premiação, a mediadora do evento Sonia Bertocchi revelou mais detalhes sobre as atividades do Encontro Internacional de Educação. Posteriormente,introduziu a transmissão em tempo real da palestra “Conectivismo e aprendizagem na Era Digital” ministrada pelo professor do Centro de Tecnologia de Aprendizagem da Universidade de Manitoba (Canadá) George Siemens diretamente do Peru, país que sedia oficialmente esta edição do Encontro.

Para discutir o tema abordado na palestra, realizou-se uma mesa de debates com participação dos estagiários do projeto Escolas do Amanhã Digital mediada pela coordenadora pedagógica e educopedista Giselle Cardoso Cordeiro. Para compor a mesa, foram convidadas uma das organizadoras do Festival de Cultura Digital Gabriela Agustini; e Raphaella Marques, professora da SME-RJ e Coordenadora da Equipe da Educopédia.

“Uma das buscas mais desafiadoras é fazer com que a gente seja respeitado por usar uma linha de pensamento que privilegie a tecnologia no nosso planejamento.”, disse Raphaella durante o debate.
Gabriela contou que a característica principal do Festival de Cultura Digital é a interdisciplinaridade. ”O festival é um projeto que foi uma decorrência de múltiplos olhares. Às vezes cada coisa está sendo vista de um ângulo, e ao se colocar tudo junto, é possível ter um olhar mais plural.“, explicou Gabriela durante o debate.

Gisele finalizou o debate levantando a seguinte questão: Como promover uma educação colaborativa? A idéia é que a resposta seja encontrada nas próximas atividades do Encontro.

Sônia Bertocchi, Gabriela Augustini, Renata Mandelbaum, Raphaella Marques e Giselle Cardoso Cordeiro.

 

(Por:Mauro Castro)