Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

20-03-2012

Formação Portal Pedagógico

Na última quarta feira, dia 14 de março, teve início a Formação Continuada do Portal Pedagógico, uma parceria da Abril Educação com o Instituto Paramitas, para educadores do Ensino Fundamental I.

A formação tem como objetivo principal a interação de educadores por meio do esclarecimento do que é e como navegar pelo Portal Pedagógico, além de, principalmente, ensinar a utilizá-lo como ferramenta em sala de aula.

Mediada por Mary Grace Andrioli e Paula Ramos, do Instituto Paramitas, e Luciano Gamez e Gisele Zylbersztajn, da Abril Educação, a aula inaugural da formação teve duração de 3 horas, das 19 às 22.

“Foram abertas, inicialmente, 30 vagas para educadores, mas devido ao grande interesse, o número de inscrições ultrapassou o limite de vagas. Foi necessário fazer um sorteio o que acabou deixando algumas pessoas para uma próxima oportunidade”, conta a pedagoga Paula Ramos.

 

A aula inaugural foi na EMEIEF Carolina Maria de Jesus, em Santo André (SP). Participaram do primeiro encontro presencial 30 professoras, a maioria com mais de 3 anos de atuação na rede, das EMEIEF Cata Preta, Cora Coralina e Cândido Portinari. Além deste, haverão mais 4 encontros presenciais nos dias, 28 de março, 25 de abril, 23 de maio e 20 de junho, fora a formação on-line que será acompanhada pela equipe do Instituto Paramitas.

A primeira aula teve início com a apresentação de cada profissional da educação e as expectativas para esta formação com duração de 4 meses. Dentre as principais expectativas das professoras, estavam inovação das aulas, conhecimento próprio, possibilidade de utilização de novos recursos digitais em suas aulas e adaptação dessas tecnologias à realidade dos alunos.

    Paula Ramos

  Gisele Zylbersztajn            

Luciano Gamez

 

Em seguida, foi apresentado o Guia de Orientações Didáticas do Portal Pedagógico e, então, as professoras, por meio de login e senha criados exclusivamente para cada uma delas, passaram a navegar pelo Portal Pedagógico afim de conhecer o material disponiblizado pela Abril Educação, tirar suas dúvias com os mediadores e fazer alguma observação ou sugestão.

A diretora do Instituto Paramitas, Mary Grace Andrioli, comentou que “no geral a formação correu bem. As professoras estavam motivadas,demonstrando interesse em participar e bastante abertura para compreender o fato de ser um projeto piloto e de o Instituto e a Abril Educação estarem ajustando todo o material às necessidades da escola pública.”

  

No decorrer do curso, as professoras demonstraram grande motivação e interesse pela oportunidade deste curso de Formação do Portal Pedagógico.

Espera-se que nos próximos meses de formação, a motivação cresça ainda mais e que  o Portal Pedagógico torne-se uma ferramenta essencial nas práticas escolares, pois há um conteúdo bastante rico e interativo.

Acesse o Portal Pedagógico.

(Texto e fotos Cláudia Levy)