Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

05-03-2012

Tecnologias: Direito de Todos

Segundo dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), hoje, cerca de 53% dos estutantes, no Brasil, na faixa dos 15 anos, têm internet em casa. Na Europa, esta era a média a 10 anos atrás e, nos dias atuais, nos países europeus, existem 90% de adolescentes nessa faixa etária conectados à internet em suas residências. Isso prova que o Brasil precisa avançar muito com relação às tecnologias digitais.

Para falar do acesso e apropriação dos recursos tecnológicos como direito de todos, a pesquisadora, gerente educacional da TV Cultura e co-fundadora do Instituto Paramitas, Mônica Gardelli Franco, concedeu uma entrevista ao Programa “Salto para o Futuro”, da TV Escola.

Hoje em dia, as tecnologias estão presentes em nosso dia a dia, nas escolas, no trabalho, no lazer. No entanto, boa parte da comunidade ainda não tem acesso aos recursos digitais. Monica Franco alerta que esta lacuna é uma forma de “negar a essas pessoas o direito de intervir no desenvolvimento da humanidade, de acordo com o que elas acreditam, com sua cultura e seus ideais de mundo humanizado.”

Monica oferece dicas de como saber se o conteúdo na internet é apropriado para as pessoas. “A tecnologia oferece conteúdo para uso, e este uso só será adequado se houver uma análise crítica sobre as informações que são transmitidas e circulam dentro das tecnologias.”

Para finalizar, Monica Franco enfatiza que, “mais importante que ensinar a usar as tecnologias, é que os educadores estejam atentos a colaborar para que os alunos interpretem os conteúdos disponíveis na internet de forma responsável e ética, com direcionamento e com o objetivo de construção da sociedade que desejamos.”


Assista ao vídeo na íntegra a seguir:





(Por Cláudia Levy)