Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

05-11-2014

Proteção e denúncia de crimes virtuais

Nas últimas semanas estamos presenciando no ambiente virtual uma onda de discriminação e violência. A principal manifestação, provocada pelas eleições 2014, foi a  discriminação contra nordestinos que  encheram as timelines das redes sociais. De acordo com dados da Safernet Brasil houve um aumento de 342,03% nas denúncias de discriminação em comparação ao primeiro turno das eleições.

As redes sociais, como o Facebook e outras, normalmente dão a opção de denunciar páginas, perfis e posts impróprios que incitem a violência e discriminação. Após uma análise criteriosa, se for aceita a denúncia, o conteúdo será retirado do ar.

Esse tipo de denúncia é o primeiro passo para que manifestações desse tipo não continuem circulando pela internet, porém não garante que haja uma investigação policial sobre o conteúdo postado. O ideal é que o usuário faça uma denúncia diretamente ao Ministério Público Federal ou procure uma das Delegacias de Crimes Virtuais.

O advogado Julio Azevedo orienta que o cidadão guarde o maior número de provas possíveis. “Quando uma pessoa se sentir ofendida ou prejudicada o primeiro passo é fazer a captura das telas e guardar o maior número de provas, pois, na internet o que esta postado agora minutos depois já não vai estar mais”.

Atualmente, no Brasil, existem 11 delegacias especiais para denúncias de crimes virtuais, confira os endereços. “Vale lembrar que esse tipo de ocorrência pode ser feita em qualquer tipo de delegacia, mas se for feita em uma delegacia especializada é mais fácil e ágil a investigação”, lembra Julio.

O outro meio disponível para que qualquer cidadão faça uma denúncia é pelo canal da Safernet Brasil. Em parceria com o Ministério Público Federal, a ONG criou um canal que recebe denúncias de diversos tipos, fazem análise e encaminham para investigação policial.

 Proteção e orientação às crianças e jovens

Crianças e adolescentes usam cada dia mais a internet e têm perfil em diversas redes sociais. Para ajudar pais e educadores, a Safernet disponibiliza um canal especial com diversos materiais que esclarecem dúvidas e trazem orientações de como proceder para se manter seguro navegando na internet. Além das cartilhas, vídeos e fóruns de debate, há o canal Helpline.br que dá orientações por chat ou e-mail às crianças e adolescentes que estejam confusos com as informações do ambiente virtual.

O game Galáxia Internet, produzido pelo Instituto Paramitas em parceria com a Child Protection Partnership (CPP) do Canadá e a Plan Brasil, também é uma ferramenta com os principais riscos da internet e como combatê-los.  O jogo pode ser acessado gratuitamente e leva as crianças e adolescentes a uma batalha espacial com temas como vírus e redes sociais.

Outro apoio que pais e educadores têm é o guia Uso Seguro e Criativo da Web, cartilha do Instituto Paramitas disponível online com uma série de dicas e sites em sete áreas diferentes orientando a navegação.

Por Jussara Caetano