Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

03-03-2020

Como organizar o tempo e obter sucesso com formações online

Para obter sucesso em qualquer área da vida, precisa-se de um mínimo de organização. No ensino a distância você precisa se organizar sozinho estabelecendo os seus horários de estudos, sua agenda e suas tarefas.
Ao contrário do que muitos pensam, um curso a distância pode exigir muito mais de quem está fazendo do que uma formação presencial. Apesar de todas as vantagens oferecidas, muita dedicação e força de vontade devem ser aplicadas para que a formação seja a melhor possível. 

Os passos para obter sucesso ao estudar online

O primeiro passo para obter sucesso é montar um cronograma com datas e atividades. Seguir esse cronograma de forma séria, respeitando as datas, horários e conteúdos, irá auxiliá-lo a estudar em casa de forma mais organizada.

Evite se distrair com assuntos que não dizem respeito ao tema. Redes sociais, jogos, conversas, etc. podem atrapalhar a sua concentração e fazer com que aquele tempo destinado ao estudo não seja aproveitado como deveria. Sendo assim, nesse horário, a ideia é desconectar-se de tudo e colocar foco no que se propôs fazer. 

Faça as tarefas sempre que possível.  Ao final de cada atividade, faça exercícios propostos, não deixe para depois, o tempo nesses cursos sempre é mais curto.  Colocar logo em prática os conceitos estudados é a melhor forma de memorizar e aprender.

Nunca fique com dúvidas. Se você não entendeu algum conteúdo de forma clara, ou se alguma dúvida surgiu durante os estudos, mande um email para os tutores do seu curso e esclareça. Dependendo da formatação online, existem os plantões de dúvidas durante determinados períodos. Procure se informar a respeito dos horários e da disponibilidade deste atendimento.

Crie um ambiente de estudos adequado. Pode não parecer uma dica importante, mas estudar em um lugar apropriado, com boa iluminação e livre de muitos ruídos externos é essencial para ter uma boa concentração e aprender melhor o conteúdo.

Evite entregar as tarefas solicitadas próximo ao prazo estabelecido. Quando se faz um curso online, depender do computador e da internet é inevitável. Vários imprevistos podem vir a acontecer e impedir que você conclua determinada tarefa. Por isso, evite concluir as mesmas de última hora.

Seja curioso e busque informações adicionais. É de fundamental importância que, em todo curso, a distância ou não, busquemos mais informações para complementar o material disponibilizado,  na tentativa de termos mais conhecimento sobre o tema proposto.

Procure conhecer seus colegas e professores. Mesmo fazendo um curso a distância, é muito importante conhecer as pessoas e trocar experiências e dúvidas. Usem a área de mural para isso  e tenham também uma boa interação com os tutores. Isso facilita na hora de fazer perguntas e buscar esclarecimento sobre o que está sendo estudado.

Esteja preparado para ser independente. Essa modalidade de ensino exige que você seja bastante disciplinado. Quem opta por estudar a distância sabe que precisará desenvolver a autonomia e a iniciativa. Sem frequentar presencialmente a faculdade todos os dias, em horários fixos e com a figura do professor ao lado, é necessário um senso maior de responsabilidade para estudar e cumprir todas as tarefas previstas no curso.

 

Fonte: https://www.ead.com.br/ead/organizar-tempo-sucesso-ensino-distancia.html