Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

25-11-2016

Acreditar no futuro é educar hoje!

Por Célia Regina Cerqueira de Souza aluna da Funiber

Por meio  do 3º Concurso de Publicação Solidária promovido pela Funiber, Célia Regina Cerqueira de Souza, aluna do Mestrado em Educação, no curso Organização e Gestão de Centros Educacionais,  pretende ajudar a Instituição “Grupo de Jovens Liberdade Já” , Organização Não-governamental,  a adquirir o próprio Datashow e outros recursos tecnológicos para melhorar as oficinas interativas de resgate da cidadania de crianças adolescentes e jovens, economicamente desfavorecidos que promove.

O relato encaixa-se na categoria Iniciativas Solidárias de Sucesso, é sobre  o  “Grupo de Jovens Liberdade Já”,  que vem  executando essas atividades ao longo dos seus 22 anos de funcionamento, no bairro de Periperi, Subúrbio Ferroviário da cidade de  Salvador-Ba.

Desde a sua fundação em 1984, esta Organização vem buscando proporcionar uma nova realidade para crianças e adolescentes da periferia de Salvador-Ba; ora realizando oficinas interativas, oferecendo oportunidades de construção de conhecimento, lazer e entretenimento, ora promovendo encontros para formação de educadores.

A tarefa não é nada fácil, principalmente para quem não conta com nenhum auxílio do poder público e da sociedade civil, no que se refere à compra de equipamentos ou qualquer provimento em favor da promoção humana.

Pensou em resgate da dignidade dos excluídos, em melhoria das condições de educação, ampliação da cultura popular e da valorização da vida, lembrou “O Grupo de Jovens Liberdade Já!”

Urge a divulgação de uma iniciativa tão bela e produtiva que surgiu da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Periperi, em resposta à carência de Educação Infantil para as famílias economicamente desprovidas e oportunidades de profissionalização para jovens... na década de 80 e até hoje não se cansa de adquirir novos integrantes e somar esforços em favor da promoção humana.

A atual coordenação fica a cargo da pedagoga Maria Luiza Oliveira de Jesus, que reúne mensalmente com todos os membros, na última sexta-feira e planeja, avalia e traça metas para ver uma nova realidade para os empobrecidos.

A Instituição acredita que adquirindo novas tecnologias, poderá assegurar um trabalho mais eficiente e eficaz, respondendo às demandas da sociedade atual.

 

Apoio - Instituto Paramitas