Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

13-07-2016

Como a Tecnologia Pode Melhorar os Processos de Ensino e Aprendizagem

No mês de Julho a professora Claudia Stippe esteve em Rondônia apresentando as soluções que o Instituto Paramitas tem no uso das tecnologias digitais para a sala de aula.   A anfitriã foi a professora Ana Paula Souza Maia,  Coordenadora de Tecnologia Educacional - CTE/GE/SEDUC e Coordenadora Estadual do Proinfo/RO,   que junto com seu grupo de formadores dos NTE do Estado de Rondônia analisaram as possibilidades do que pode ser levado para seus professores dentro de todas as escolas da rede estadual.

O estado de Rondônia tem superado todas as metas do IDEB. O uso das tecnologias como suporte para as ações pedagógicas pode ser um dos fatores que vem contribuído com esta superação. Hoje existem vários programas dentro da secretaria voltados para o uso das tecnologias digitais como suporte no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos e como  ferramenta pedagógica para os professores.

Mas eles e nós,  sabemos que muito ainda precisa ser feito. E por este motivo no último dia 06 de julho foi ministrada a oficina       "Como a tecnologia pode melhorar os processo de Ensino e aprendizagem" - A formação do professor dentro e fora da sala de aula.  

Durante a oficina, além da discussão sobre como as tecnologias chegaram e estão em nossas escolas, e os caminhos que podemos tomar para efetivar esta prática,   foram apresentados os programas Redescobrir - uma escola inovadora,  associado ao programa oficial da Google para educação.  Estes educadores que  possuem uma vasta experiência no uso das tecnologias em sala de aula, ficaram muito empolgados com as possibilidades de uso do gerenciador Google Sala de Aula  GSA, e como integrar isto ao currículo da escola por meios de objetos de aprendizagem e roteiros de estudos.

Ainda temos muito o que caminhar, mas os primeiros passos em direção ao gerenciamento efetivo de atividades em sala de aula já foi dado. Agora vamos esperar os próximos passos.