Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

01-12-2015

Facilitadores publicarão livros contando a história dos bairros de Feira de Santana (BA)

O Instituto Paramitas em parceria com a FUNTITEC realiza em mais um ano o Concurso Facilitador Inovador em Feira de Santana (BA). Em cinco anos o concurso já premiou facilitadores que atuaram nos Polos de Cultura Digital.

A ideia do concurso desde o início é aflorar a criatividade e incentivar a produção autoral e a busca por conhecimento. Os facilitadores são estagiários contratados pela FUNTITEC para atuar nos Polos de Cultura Digital como multiplicadores dos cursos. Para a aplicação eles passam por treinamentos intensivos para saber trabalhar com a comunidade e ter completo conhecimento do conteúdo. 

Nos anos anteriores o concurso também salientou a produção autoral dos facilitadores e o envolvimento deles com a comunidade. Os resultados foram as  apresentações interativas e fotografias que retratam essa relação com a cidade, comunidade e população.  Em abril, o concurso foi foco da exposição que aconteceu na Biblioteca Municipal Arnold Silva, na ocasião da abertura do novo Polo Cultura Digital. A exposição contemplou as fotografias tiradas pelos facilitados retratando os Polos nos concursos de 2012 e 2014.

Este ano, para o concurso, os facilitadores produzirão livros utilizando a plataforma Livros Digitais para contar a história e costumes do bairro onde está localizado o Polo de Cultura Digital que atuam. O resultado será um guia que servirá para as pessoas conhecerem melhor a região e seus atrativos.

Para o facilitador Tiago Oliveira essa é uma oportunidade de conhecer o bairro e mostrar para outras pessoas o que tem na região. “Inicialmente não tinha ideia de como seria produzir uma história, por conta do bairro que meu grupo ficou (Parque Sevilha), que é um sub-bairro e não tem conteúdo na internet contando sobre a sua história. O mais significativo pra mim é isso, contar a história de um bairro que se tem pouco conteúdo na internet”, contou Tiago.

Para a produção os facilitadores foram divididos em grupo para a produção do livro de acordo com o bairro e Polo em que atuam, as inscrições vão até o dia 04 de dezembro (veja o regulamento). A premiação para o 1°, 2° e 3° serão tablets. O resultado do concurso será revelado no dia 18 de dezembro, quando os facilitadores farão uma apresentação oral dos livros produzidos. 

Confira os fotos dos concursos de 2012 e 2014! 

Veja também as produções na plataforma My Documenta vencedoras do concurso de 2013. 

1° lugar: Larissa

2° lugar: Vitor

3° lugar: Esdras

4° lugar: Weslley