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NOTÍCIAS

23-03-2015

Alunos de Parelheiros (SP) e Jati (CE) criam livros na plataforma Livros Digitais

Pesquisar, escrever, produzir e autografar foram as atividades desenvolvidas pelos alunos do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos de Parelheiros (Cieja), em São Paulo,  que resultaram  na produção de livros na plataforma Livros Digitais.

As professoras Catia Cristina Rigo, Rosemeire Malaquias, Agatha Rodrigues da Silva e Maria Divina Torquato iniciaram o projeto com as turmas do Cieja produzindo dois livros Memórias de um lugar: antologia poética I e Memórias de um lugar: antologia poética II e com os textos e imagens feitos e selecionados pelos alunos. Outro livro produzido pelos alunos foi o Livros dos chás e saborosos causos

Os alunos do ensino fundamental I estudaram o tema chás, desde o estudo do solo até a história do uso das ervas. Produziram as receitas e os textos desenvolvendo habilidades de escrita e leitura. As outras turmas estudaram os aspectos socioculturais de Parelheiros para a produção de poesias inspiradas na história da região.

 “O trabalho foi colaborativo em dois níveis: dos alunos entre si e das professoras. Os textos dos chás e das poesias produzidos pelos alunos eram lidos em voz alta e exibidos pelas professoras, o que inspirava os outros alunos. Da mesma forma, as fotografias e as ilustrações eram exibidas e votadas segundo os critérios definidos pela turma”, contou o grupo de professoras em depoimento.

Para finalizar os trabalhos e valorizar a produção das turmas, os professores organizaram junto da direção uma noite de autógrafos. “Propiciou aos alunos um momento de valorização do trabalho realizado. Observamos no evento que os alunos ficaram satisfeitos por terem feito um livro, ou seja, foram protagonistas de um trabalho lindo que destacava as suas experiências e visões de mundo. Os alunos se sentiram valorizados pelo grupo docente e pelos colegas de outras turmas e com sua autoestima lá no alto”, observaram os professores.

A experiência ajudou os alunos a desenvolverem diversas competências, principalmente a colaboração entre eles. Além disso, todo o processo investigativo fez com que eles compreendessem os caminhos para chegar o objetivo seguindo um passo a passo, e mostrou a importância da participação ativa.

Seguindo a mesma linha, outro projeto bem sucedido foi o da Escola do Ensino Médio Moisés Bento da Silva, em Jati (CE), onde os alunos produziram, com a supervisão dos professores, o livro Nosso Rio em Crônicas.

A escolha do tema e gênero  textual  foi decidido  pelos alunos  depois de pesquisas e conversas. Por fim, eles decidiram que iriam escrever crônicas e poemas sobre o Riacho dos Porcos que fica  na região onde moram.

O projeto que durou cerca de seis meses para ser concluído teve etapas de entrevistas com os moradores ribeirinhos, pesquisa documental na Secretaria de Meio Ambiente, relatórios, diário de bordo e oficinas realizadas na escola. Com a investigação feita pelos alunos, além do livro, os professores envolvidos no projeto criaram um blog para apresentar os conteúdos.

“A valorização da autoestima é, sem dúvida, o ponto forte dessa ação. O aluno sente que é capaz de fazer algo realmente importante e que pode levá-lo a outros caminhos. Muitos pensam até na carreira de escritor.”, comenta a professora Francisca Alves.

 

 

       

Livros criados pelo Cieja Parelheiros

     

Alunos do Cieja com seus livros impressos                  Processo de pesquisa dos alunos 

      

Escola do Ensino Médio Moisés Bento da Silva              Alunos e professores que participaram do projeto

             

Livro Criado pelos alunos da escola Moisés Bento da Silva, em Jati (CE)

 

 

Por Jussara Caetano