Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

10-02-2015

Facilitadores participaram de palestra sobre segurança na web

Em 05 de fevereiro aconteceu a palestra Segurança na Internet: proteção e criação de oportunidades, no Centro de Formação para Professores de Braúnas, para  30 facilitadores que atuam nos Polos de Cultura Digital.  Estiveram presentes também o vice Presidente do Instituto Paramitas, Nilton Rodrigues, e a Assistente Pedagógica Ellen Prestes. 

Entre os convidados para ministrar a palestra estava o Diretor de Projetos e Sistemas da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (FINTITEC), Ícaro Grimaldi, que abordou temas como, exposição da intimidade nas redes sociais, vulnerabilidade da internet, diferenças entre a rede fechada e aberta e enfatizou o uso das chaves de segurança, usadas geralmente para acesso a bancos. Para impulsionar a discussão o evento contou também com a presença do engenheiro técnico e especialista em redes  Antônio Carlos, que falou sobre os tipos de internet utilizada na cidade de Feira de Santana (BA).   

Dia da Internet Segura

Dia da Internet Segura 2015 foi idealizado pela Safernet e acontece desde 2012 mobilizando milhares de pessoas, instituições, empresas e governos ao redor do mundo. Em 2015 o tema proposto é “Vamos criar uma internet melhor juntos”, convidando as pessoas a construírem um ambiente seguro e que ofereça oportunidades de criação e desenvolvimento para todos os usuários.

Marcando o Dia Mundial da Internet Segura, hoje, dia 10 de fevereiro, a Safernet Brasil em conjunto com seus parceiros, transmitirá debates ao vivo, a partir das 14h no canal do YouTube do NIC.br: http://youtube.com/nicbrvideos.

No portal da Safernet você encontra uma série de cartilhas, vídeos e planos de aula com acesso gratuito e que podem ser usados na conscientização de crianças e jovens. Além disso, podem ser cadastradas ações que acontecerão com o intuito de conscientizar toda a população sobre como fazer o melhor uso das ferramentas disponíveis na web.

Em 2013, o Instituto Paramitas, participou com a Passeata Virtual Internet Segura com mobilização de mais de 200 participantes enviando suas mensagens e dando dicas de como se proteger das ameaças da web.  No mesmo ano foi criado o jogo Galáxia Internet em parceria com a Child Protection Partnership (CPP) e a Plan Brasil, completamente educativo, o game faz com que crianças reflitam sobre o uso seguro da internet. 

 

 

Por Daiane Carvalho