Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

04-11-2014

Instituto Paramitas apresenta o ChromeBook e Google na Sala de Aula em evento

Entre os dias 20 e 23 de outubro aconteceu em Guarulhos a 3° Semana da Ciência e Tecnologia: inovação e desenvolvimento de Guarulhos (SEMCITEC), com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. O Instituto Paramitas participou do evento com a palestra “O Chrome Book como alternativa para a sala de aula digital”, ministrada por Claudia Stippe, Presidente do Instituto Paramitas.

Estiveram presentes na palestra que aconteceu na quarta-feira, 22 de outubro, 150 coordenadores e diretores de Escolas Públicas de Guarulhos. Os participantes puderam ter o primeiro contato com o ChromeBook e o Google na Sala de Aula.

O ChromeBook é o sistema operacional que trabalha diretamente com a computação na nuvem. As pessoas que estão cada dia mais conectadas, com o ChromeBook elas salvam diretamente na nuvem e acessam de qualquer lugar, a qualquer momento e de qualquer dispositivo os documentos da nuvem.

Na oportunidade, eles também puderam conhecer a plataforma Google na Sala de Aula, lançada este ano, que faz parte do Google Apps para a educação. Feita exatamente para facilitar a organização das atividades dos professores e tornar a aprendizagem mais dinâmica, na plataforma os professores podem criar as atividades, utilizar o Drive para colocar materiais de estudo, acompanhar o desenvolvimento da turma e dos alunos, avaliar e dar um retorno para os alunos.

Além disso, o Google na Sala de Aula possibilita a criação de um ambiente de colaboração onde alunos podem tirar dúvidas com os professores e interagir com os colegas.  É uma sala de aula onde todas as atividades acontecem ali dentro, onde todos estão completamente conectados.

Os benefícios do Google na Sala de Aula são visíveis também para os alunos que tem um espaço onde também podem ser protagonistas do conhecimento e podem estudar no espaço que mais utilizam a web. Alinhando o ChromeBook e o Google na Sala de Aula, os coordenadores e diretores puderam como o uso orientado da TIC de maneira orientada pode tornar a aula ser feita de maneira mais dinâmica tanto para professores quanto para alunos.

No final da palestra foi sorteado um ChromeBook entre os participantes, o ganhador foi o professor Ideraldo da Silva Pinheiro, coordenador pedagógico da EPG Pastor Sebastião Luis da Fonseca.

  

 

Por Jussara Caetano