Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

15-10-2014

Pesquisa revela que números de Recursos Educacionais Abertos (REA) é pequeno nas redes

Tendo em vista que as tecnologias vêm ganhando, cada vez mais, espaço nas salas de aulas e que professores e alunos estão se apropriando dos recursos educacionais digitais, a ONG Ação Educativa com o apoio da Wikimedia Fundacion lançou, no mês de setembro, a pesquisa “Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula”, a qual assinalou as possibilidades e dificuldades para o uso destes em língua portuguesa.

Com base nos dados levantados pela pesquisa, grande parte dos recursos educacionais digitais nas redes online possui alguma restrição para uso e distribuição dos materiais. Sendo que, 43,7%, dos recursos disponíveis nos portais relacionados à educação possuem licença com todos os direitos reservados; 22% possuem recursos licenciados de modo flexível pelo Creative Commons e apenas 4,3% disponibilizam os recursos de forma livre peloCreative Commons.

Ao todo foram identificados no Brasil 40 portais com materiais educacionais gratuitos, sendo que foram analisados pela pesquisa 22 desses portais e 231 recursos educacionais abertos. Esse número, porém, mostra um avanço em iniciativas que disponibilizam materiais desse tipo nos últimos anos.

Ainda que grande parte dos portais manifeste a intenção de oferecer conhecimentos e acesso à educação, a pesquisa concluiu que esses materiais estão licenciados sob o direito autoral padrão, o que revela a falta de conhecimento sobre os tipos de licença, dificultando o uso e a apropriação desses recursos. Além disso, mesmo com esforço para ofertar materiais abertos, há uma falta de identificação se os materiais são mesmo REA e, ainda, os formatos em que estão disponibilizados dificultam a utilização.

 

O que são REA?

Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais, ferramentas, softwares ou técnicas de pesquisa de ensino e aprendizagem, áudios, vídeos, jogos sendo digitais entre outros, que podem ser utilizados, compartilhados, remixados e alterados. Podem ser disponibilizados sem restrições, em grande parte licenciados pelo Creative Commons, permitindo o uso e redistribuição gratuitamente, visando  apoiar o acesso e a produção de conhecimento.

Veja o o relatório da pesquisa na íntegra aqui.

Manoela Bueno