Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

24-05-2013

Ensino e aprendizagem na nuvem

A computação na nuvem é uma das maiores inovações quando pensamos em trabalhos colaborativos, por isso ela está tomando espaço na educação. A nuvem ou cloud computing, termo em inglês, possibilita que qualquer pessoa possa acessar o documento salvo a qualquer hora, qualquer lugar e de qualquer dispositivo móvel que tenha acesso à internet.

Outros motivos que fazem da nuvem uma aliada ao uso das TIC é que ela potencializa comunicação em rede, já que alunos e professores não precisam estar no mesmo espaço ao mesmo tempo para realizar tarefas. E ainda existe a vantagem de mobilidade, custo, velocidade e trabalho em rede.

Educação na Nuvem

Com essa ferramenta o uso das TIC na sala e mesmo fora, vem se aprimorando. A Professora de Português e Literatura e especialista em Tecnologias em Educação,  Marli Fiorentin,  já desenvolveu diversos projetos com o uso da nuvem, “É uma ferramenta ótima para trabalho em grupo, porque dá para propor trabalhos extraclasse. Às vezes facilita o trabalho em grupo, os alunos podem colaborar um com outro. Além disso tem o calendário, a agenda e outras funcionalidades para ajudar o professor a se organizar”, destaca.

O trabalho colaborativo da educadora Marli Fiorentin é direcionado à escrita, ela já desenvolveu atividades com alunos de Minas Gerais e Portugal. “Trabalhamos com um tema em comum com alunos de outras escolas, os alunos escreveram e utilizaram o mesmo editor de texto na nuvem”, explica. Alguns dos trabalhos desenvolvidos por ela com seus alunos estão disponíveis no blog Ficção Versus Realidade.

Apesar da utilidade do compartilhamento pela nuvem é importante que quem use essa ferramenta tenha sempre uma cópia dos seus documentos. “É importante ter alguns cuidados com a segurança. O usuário deve fazer um back up de alguns documentos, caso ocorra algum problema técnico”, alerta Beatriz Rizek, Neuropedagoga e especialista em E-Learning e  Desenvolvimento de projetos Tecnicoeducativos para dispositivos móveis.

Atualmente diversos programas estão disponíveis para uso da nuvem e vem mostrando potencial para transformar o ensino. Essa ferramenta propiciou, além de uma aula interativa, que professores pudessem ter mais tempo e, assim, acompanhar mais de perto o desenvolvimento de seus alunos.

 “A nuvem esta deixando de limitar o estudo as quatro paredes da sala de aula e está indo para fora da escola, da cidade e do país. Remeter o trabalho a sala de aula, transpor as barreiras, as paredes físicas, os alunos estão mais vulneráveis para apreender atividades externas a sala de aula”, afirma Beatriz Rizek sobre as mudanças na forma de ensino pelo uso da nuvem.

O Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, começou a usar o sistema Moodle de educação na nuvem em 2006 adaptando seus professores e alunos progressivamente. Depois da fase de adaptação, durante a gripe A, em 2009, a escola conseguiu validar 10 dias de aula somente com atividades desenvolvidas pelo Moodle. Para Valdenice Minatel, Coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Alighieri, o principal uso da ferramenta é o apoio para a sala de aula presencial. “Temos ouvido falar muito em ensino adaptativo e o Moodle é um exemplo disso, ele permite que eu acompanhe o acesso do meu aluno, consigo saber o seu interesse, ver o que ele precisa, dar feedback, são muitas possibilidades”, explica.

Com cinco anos de uso do Moodle no Colégio, já é possível ver o reflexo do seu uso nos alunos que já estão acostumados com a ferramenta, mas, apesar dessa tecnologia proporcionar uma nova forma de ensino, também é necessário reformular o método. “Nós vivemos em um mundo digital, é necessário olhar para educação de qualidade e para as ferramentas digitais e pensar em uma lógica. Fazer um ensino de qualidade não é um desafio da tecnologia, é um desafio da educação”, ressalta a Coordenadora.

Se você ainda não usa a nuvem com seus alunos, separamos algumas boas opções: 

Descrizione: MinecraftGoogle Drive

O serviço do Google é gratuito e oferece 1 GB para você armazenar documento. Os documentos que podem ser feitos nele vão desde simples arquivos de texto até formulários para serem encaminhados a qualquer pessoa. Todas as suas funcionalidades ficam disponíveis apenas com a criação de uma conta de e-mail.

 

Descrizione: SodokuOffice 365

Lançada esse ano a ferramenta é uma plataforma online que disponibiliza o acesso ao outlook e todas as suas funções como agenda, calendário e organização de tarefas, acesso a ferramenta de mensagem instantânea Lync e uso do Pacote Office. “Com o Microsoft 365, o  professor tem a possibilidade de trabalhar não somente em sala de aula, mas acompanhar o andamento das atividades a distancia, trocar informações com os alunos e o melhor de tudo você não se limita apenas ao trabalho textual”, destaca Iraci Vitória, Assistente Pedagógica do Instituto Paramitas.

Descrizione: Adivinha palavraDropbox

A ferramenta oferece 2 GB de armazenamento para quem opta pelo plano gratuito. O programa é instalado no computador e todos os documentos que vão para a nuvem podem acessados de outro computador que tenha o programa instado.

 

Descrizione: math board

Moodle

Um dos programas mais usados na área da educação por ser um software livre direcionado para a aprendizagem. Com o Moodle é possível criar páginas das disciplinas, grupos de trabalho, comunidades de aprendizagem e produção de cursos.

Colaboração:

Beatriz Rizek, Neuropedagoga e especialista em E-Learning e  Desenvolvimento de projetos Tecnicoeducativos para dispositivos móveis

Valdenice Minatel, Coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Alighieri

 Iraci Vitória, Assistente Pedagógica do Instituto Paramitas

Marli Fiorentin, educadora, graduada em Letras, especialista em Tecnologias em Educação Atualmente exerce docência com Educação Infantil. Blog pessoal com link para os demais blogs: Blogosfera Marli http://blogosferamarli.blogspot.com.br/ ;
Blog da Educação Infantil http://diariogalerinha.blogspot.com.br/



(Por Jussara Caetano)