Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

26-11-2011

Blogs partilham ideias e ferramentas úteis

Selecionamos alguns blogs desenvolvidos por educadores de todo o Brasil, com dicas, vídeos, textos e reflexões sobre educação e tecnologia. Confira e visite-os! Quem sabe você não se anima a fazer o seu?

Palavra Aberta – intercâmbio de ideias no ciberespaço – Um dos blogs da educadora Gládis Leal dos Santos, o espaço estimula a produção de textos de alunos do Ensino Fundamental II a partir de vídeos. Para participar, basta entrar em contato com a organizadora do blog pelo e-mail gladislsantos@gmail.com.

Oficinas de Educação – Sugestões de sites e dicas para professores, também de Gládis Leal dos Santos.

Educa Já  – Blog de apoio ao professor em sala de aula. Também dá respaldo para gestores e coordenadores. A autora é a psicopedagoga Cybele Meyer, colaboradora do Instituto Paramitas.

Informática Educativa apoiando projetos pedagógicos – Apresenta práticas pedagógicas realizadas com alunos e professores no laboratório de Informática Educativa, e também fornece dicas para educadores que utilizam as tecnologias da informação e comunicação no seu cotidiano.

Teófilo Educ@ na Mata – Blog sobre Educação Ambiental, pesquisas em informática aplicada à Educação, Educação a distância e blogs colaborativos.

Boteco Escola – Um blog de Jarbas Novelino. Um novo espaço bem descontraído que reúne estudantes, educadores e interessados em discutir sobre Tecnologias e Educação. A ideia do nome do blog é bem interessante e está atraindo muita gente bacana neste espaço. Vale a pena conferir. 


Web para Educadores – Blog de José Erigleidson, com muitas novidades, notícias e dicas sobre educação e tecnologia.

Discurso citado – Blog de Lilian Starobinas com reflexões e ótimas referências na área de educação, tecnologia e EAD.

EducomVerde – Este é o blog da jornalista Débora Menezes. O espaço tem como objetivo discutir e socializar experiências na área de Comunicação e Educação Ambiental.

Sérgio Lima – Blog  sobre física, educação e tecnologia. Há notícias e comentários significativos na área de novas tecnologias e uso de software livre na educação.

Onde anda Su – Blog da educadora Suzana Gutierrez  com diversas notícias e percursos sobre tecnologia, dentre outros assuntos.

Ocorrências da Vida – O Spaces “Ocorrências da Vida”, de Neli Mengalli, é uma importante referência na área educacional. Neste espaço há produções da educadora, indicações de textos e sites acadêmicos, sugestões de serviços e eventos na área de educação, currículo e tecnologia e também algumas dicas culturais.

Pesquisa Educação – Pesquisa científica em tecnologia e educação. Blog da doutoranda em Educação pela PUC-SP Renata Aquino.

Blogosfera Marli – Blog da educadora Marli Fiorentin, que reúne ideias sobre tecnologias, educação e socialização de projetos de educadores.

Texto, comunicação e educação – Blog de Maria Salete Prado Soares, com diversas notícias e reflexões sobre educação, comunicação e tecnologia

Vamos Blogar – Blog colaborativo para que educadores publiquem suas descobertas e reflexões na área de educação e novas tecnologias.

O mundo encantado de Cecília Meireles – Um blog mantido por Leonor Cordeiro que divulga a obra de Cecília Meireles para educadores e alunos, além de incentivar a produção de textos.

Alguns serviços gratuitos para criação de blogs: 

Blogger – O Blogger é um dos serviços mais populares para edição de blogs. Permite armazenamento de imagens e tem todos os recursos necessários para criação de blogs. É possível inscrever mais de um usuário para a construção de um espaço colaborativo e também permite maior liberdade para criação e modificação dos recursos para usuários com conhecimentos de html.

UOL Blogosfera - É um recurso bastante simples para edição e publicação de blogs. Tem basicamente tudo que é necessário exceto o link permanente para cada post, o que prejudica a indicação de posts específicos. Também permite a inscrição de vários usuários para a criação de blog colaborativo.

https://blogging –  Construir seu primeiro blog é muito mais fácil quando você tem um simples guia passo a passo para seguir com o guia mais simples do mundo. Apresenta possibilidades interessantes: com tutorial de como criar um Blog incrementado e dinâmico.