Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

15-03-2013

Desenvolver as habilidades para os avanços do século XXI

O debate “Porque é necessária a mudança na educação?” desta quarta-feira (13) do Encontro Internacional de Educação, iniciativa da Fundação Telefônica, com parceria executiva do Instituto Paramitas, teve a participação do especialista inglês David Albury, que estará no evento presencial no Rio de Janeiro nos dias 2 e 3 de abril.  O debate contou também com a mediação do educador brasileiro Eduardo Chaves.

Logo no início do debate David pontuou que escolheu falar sobre as mudanças porque as pessoas só mudam quando entendem por que precisam mudar. O primeiro ponto destacado pelo especialista foram as desigualdades educacionais que estão relacionadas ao contexto no qual os estudantes estão inseridos, o que dificulta a transformação do processo de aprendizagem. Da mesma maneira, ele indicou a falta de acesso à tecnologia e a rapidez da sua evolução como um dos problemas para o desenvolvimento de novos processos educacionais.

David Albury

David Albury

Para Albury é inevitável que a escola se adapte ao mundo digital para que não se torne ultrapassada para o público que atende. “Se queremos ter uma educação que realmente envolva os alunos, temos que fazer com que a escola abrace as tecnologias, as novas formas de comunicação. Temos que encontrar as formas poderosas de aprendizagem que levem em conta o mundo no qual vivem nossos estudantes”, destacou ele.

O aluno se torna no século XXI um ser em constante desenvolvimento e que precisa ser flexível para poder adquirir outros conhecimentos. A primeira habilidade que deve ser desenvolvida é saber agrupar, sintetizar e analisar a informação. Na área profissional David destacou que os estudantes de hoje terão que trabalhar de forma autônoma e coletiva, além disso, terão de ter como habilidade-chave para o seu desenvolvimento a criatividade. “Precisamos transformar modelos e práticas educativas para melhorar o acesso e igualdade, para reconhecer o mundo tecnológico e social dos nossos estudantes, para ajudá-los a lidar com um mundo de informação em constante transformação, para ajudá-los a ter trabalhos bem sucedidos, por todas essas razões os modelos educativos necessitam ser fundamentalmente transformados”, apontou Albury.

Durante todo o debate chegaram diversas perguntas que você pode conferir na gravação do debate que esta disponível no site do Encontro. Você também pode participar do fórum de discussão sobre o mesmo assunto que tem a moderação de Eduardo Chaves.

Se você quer conhecer mais as ideias do David Albury participe do nosso evento presencial que acontecerá nos dias 2 e 3 de abril, no Rio de Janeiro. Para  se inscrever acesse o site do Encontro Internacional de Educação.


(Por Jussara Caetano)