Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

18-02-2013

Livros digitais: Uma opção inovadora

 

Desde o mês de julho do ano passado, período em que o Instituto Paramitas lançou o ambiente de colaboração  Livros Digitais, o número de educadores e alunos só aumenta.  Ao longo desde ano de funcionamento, mais de duas mil pessoas criaram, publicaram e compartilharam suas obras  pelas redes sociais. Isso demonstra que o aplicativo auxilia a construção de textos usando a tecnologia e tem um resultado positivo. 

O ambiente Livros Digitais foi divulgado durante a oficina “Leitura e escrita na era digital”, ministrada pelas diretoras do Instituto Paramitas Mary Grace Andrioli e Cláudia Stippe. O objetivo era abordar a escrita por meio de textos e imagens compondo um pequeno livro, abordando as competências do século XXI. O programa também chamou atenção de educadores durante a segunda edição da feira do Livro Digital. “Acredito que é uma ferramenta que vem para agregar nas salas de aula de todas as escolas”, disse a professora Simone Gatti durante o evento.

Os Livros Digitais causaram barulho no Facebook e conquistaram elogios de alguns usuários.É um excelente incentivo à produção de textos e ao exercício da imaginação”, postou Marco Antônio dos Santos.

Para os professores, o aplicativo se tornou uma ótima ferramenta para ser usada em sala de aula. “Meus alunos também são cadastrados no aplicativo e o utilizam sempre, o que me deixa bem feliz, pois ele explora a criatividade”, disse a educadora Lélia Costa. “Produzir os seus próprios livros é algo muito importante aos nossos alunos. Dessa forma, eles são agentes do seu processo de aprendizagem”, complementou a docente Lenilva Gomes.

 



  O programa passou a ser usado até mesmo para escrever obras em língua estrangeira, como conta Janerson Alves Borges, Analista de Tecnologia

Educacional do Colégio Marista de Brasília. “Utilizamos o aplicativo com trabalhos para Língua Inglesa. Os alunos escolheram uma raça de cachorro e falaram sobre ela em inglês. 

Os alunos gostaram muito do trabalho e não sentiram nenhuma dificuldade para executá-lo, pois todos eles já vivem essa realidade, que é produzir matérias virtuais. Diante disso, não precisei fazer uma orientação muito grande.
Até mesmo a professora que acompanhava os alunos, e que nunca teve muito contato com informática, se sentiu a vontade para tirar dúvidas sobre o software”.

Alguns usuários do aplicativo também mandaram algumas sugestões para sua utilização. “Creio que pode ser bem aproveitado, sobretudo se houver integração de profissionais de língua portuguesa ou literatura com artistas plásticos, estudando sobre criação literária e ilustrações.”, disse a internauta Camila Fattori.

Fácil e prático, o software, indicado para crianças a partir dos 5 anos, é adequado para qualquer faixa etária. A estudante pernambucana Carolina Lima, de 17 anos, conta que ficou feliz em criar um livro com a sua cara. “Eu havia sido apresentada ao programa por meio de uma amiga. Logo, eu achei a ideia do aplicativo incrível e super útil por sempre escrever e já ter um livro pronto, só que ainda não publicado por uma editora. Por meio dos Livros Digitais, muitos conhecidos já leram o meu livro, mesmo sendo por PDF. Assim, o aplicativo acabou se tornando tudo o que precisava para que mais pessoas pudessem ler meu livro e outros que estarão por vir.”

Eduardo Gomes, aluno de 18 anos, também elogiou o aplicativo.“Fui até a página de livros publicados e me deliciei com a leitura! Tem muitos autores desconhecidos bons”.

E aí? Que tal você criar o seu livro digital agora? Abra sua imaginação e mãos à obra!

 

Leia também: http://www.slideshare.net/institutoparamitas/livros-digitais-ipv2

 

 

Saiba mais em: Aplicativo auxilia a alfabetização de crianças


(Por: Mauro Castro)