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NOTÍCIAS

23-11-2012

Plataforma de aulas digitais é tema de oficina

Ocorreu ontem (22) a oficina “Educopédia: uma plataforma de aulas digitais”, como parte do Encontro Internacional de Educação, uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que conta com a parceria executiva do Instituto Paramitas. Como o próprio nome já diz, a Educopédia é uma plataforma colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar livremente planos de aulas e diversas atividades interativas como vídeos, animações, podcasts e quiz. O projeto segue a proposta de melhorar a qualidade de ensino por meio das Tecnologias de Informação da Comunicação (TIC). A Educopédia é uma das últimas iniciativas do subsecretário de novas tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e mestre em Gestão Educacional Rafael Parente, que durante o evento, deu mais detalhes sobre o projeto.

 

“Acredito que, por meio da Educopédia, estamos investindo na democratização do conhecimento. Os professores não podem mais ser vistos como os donos dele. Eles são arquitetos da aprendizagem ou carpinteiros da alma. O ensino precisa ser ativo e colaborativo. Então resta ao educador passar por um outro processo de  aprendizagem. “, disse Rafael.

 Para formar a equipe de conteudistas da plataforma, Rafael conta que é feita uma cuidadosa seleção de professores e alunos de cada escola que a representarão na instituição correspondente e que serão responsáveis pela montagem dos equipamentos necessários para sua implementação. Os conteudistas são separados em “famílias” e têm a tarefa de fazer a manutenção da Educopédia, revisando os planos de aula, buscando links que saíram do ar e colocando materiais novas. Além disso, são os professores envolvidos no projeto que farão sua divulgação na escola, preparando oficinas sobre ela.

 Dentro do próprio projeto, os conteudistas passam por um curso chamado de “Transformação” onde a cada etapa, avançam a medida que vão aprimorando seus conhecimentos sobre a plataforma. A cada ano é feita uma renovação de vinte por cento da equipe.

O projeto já foi implantado em 1073 escolas do Rio de Janeiro.  Mas em recente pesquisa, Rafael conta que descobriu que ainda há muito trabalho pela frente. “A pesquisa apontou que 95% de pessoas usam a tecnologia para estudar e trabalhar, e destas, 77% usam a Educopédia. Porém, desta última porcentagem, 52% das pessoas usam a plataforma poucas vezes. Estamos trabalhando para reverter esse quadro”.

Na oficina, Parente adiantou ainda uma novidade do portal, prevista para ser inaugurada em fevereiro do ano que vem. “Criaremos um itinerário formativo onde cada um dos alunos visitantes poderá acompanhar o seu percurso em atividades cognitivas e não cognitivas. Acreditamos que desta forma, poderemos personalizar o aprendizado, respeitando o ritmo de cada um deles e lhes dando o reforço necessário.”

 Rafael fez questão de ressaltar que apesar de ter sido uma iniciativa do Rio de Janeiro, a plataforma é aberta para qualquer professor interessado. Além disso, comentou o interesse em estabelecer parecerias com outros estados.

A oficina contou com 25 participantes, que em sua maioria se mostraram bastante motivados com a iniciativa. Uma delas, a professora de Educação Física da rede de Minas Gerais, Ana Flávia, colocou inclusive o interesse em contribuir como conteudista da área.

Para saber mais, acesse: www.educopedia.com.br


(Por: Mauro Castro)