Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

24-10-2012

Apresentação no Congresso Saber 2012

Aconteceu nos dias 20 a 22 de setembro o Congresso Saber 2012, com a temática “Autoridade e Limites na família e na escola: O saber repensando o comportamento”. Segundo o presidente do SIEEESP (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo) “Esta temática está no centro das atenções das palestras, cursos, oficinas, painéis de debates e workshops desenvolvidos no 16º Saber, a partir das demandas por soluções para os mais diversos problemas ligados ao comportamento.”

Além das palestras, também fizeram parte do evento oficinas do Instituto Paramitas oferecidas gratuitamente para os congressistas, cujas temáticas foram: Atividades de Alfabetização com Software de Autoria, Primeiros Cliques, O uso da imagem na Construção de Objetos de Aprendizagem, Autocollage, Letramento Digital Cartográfico, Galáxia Internet, QR Codes:RealidadeAumentada, Livro Digital, Aprendizagem Colaborativa e Gestão de Sala de Aula com o GoogleDocs.

O evento contou com a palestra de Mary Grace Andrioli, lançando o guia Uso seguro e criativo da Web na versão impressa e também disponível on-line.
O Guia impresso é disponibilizado em vários Centros Digitais da Bahia e Santo André, o material está organizado em 7 áreas: para entender a Internet,dicas para uso seguro da Internet,aprender a aprender on-line,diversão on-line,criação digital,empreender on-line e serviços úteis.

 

 

 

 

 

 

 

Mary Andrioli e Cláudia Stippe

 

Na palestra, foram destacadas diversas ações que educadores podem desenvolver com seus alunos para garantir a aprendizagem e um uso mais produtivo dos recursos da Web. Segundo a educadora, muitas vezes os alunos copiam e colam textos da web ou acessam sites inadequados por falta de proposta. O guia divulgado no evento, traz diversas possibilidades de navegação para educadores, alunos, pais, gestores  e responsáveis por centros  digitais. Para conhecer o guia, acesse: http://www.seguroecriativoweb.org.br/

Algumas das oficinas ministradas foram oferecidas pela equipe pedagógica do Instituto Paramitas de Feira de Santana, que apresentou o modo como os cursos e recursos são utilizados nos Centros Digitais, outras foram realizadas pela equipe de São Paulo e colaboradores na área de formação de educadores.

Saiba quais foram os temas tratados nas oficinas:

Primeiros Cliques: Iniciando no mundo da Web: Raquel Lima e Andressa Martins abordaram a introdução à informática e internet voltado para aquelas pessoas que estão dando seus primeiros passos no computador. A oficina teve o objetivo  de apresentar os temas do curso a partir do acesso à plataforma, possibilitando que os cursistas conhecessem algumas atividades complementares, e o planejamento correspondente à aplicação dos mesmos pelos facilitadores. Foi utilizado como referência o site www.primeiroscliques.org.br, desenvolvido pelo Instituto Paramitas e disponível gratuitamente a todas as pessoas que estão iniciando no mundo da Web.
 

Galáxia Internet: Segurança na Internet através de Game : Raquel de Jesus Lima e Andressa Martins mostraram o jogo Galáxia Internet ,  compartilharam todo o processo de construção do jogo a partir das ideias das próprias crianças, discutiram com os participantes como utilizar o jogo com os alunos e estratégias para promover o uso seguro das tecnologias na escola.Para conhecer o jogo, visite o site:  http://www.galaxiainternet.org.br




 

A maneira mais fácil de produzir seu Livro Digital: Raquel de Jesus Lima e Andressa Martins apresentaram  a criação e a produção de livros digitais a partir da utilização do aplicativo Livros Digitais, criado pelo Instituto Paramitas . Durante a oficina, as ministrantes explicaram a proposta do livro aplicada em Feira de Santana- BA, como utilizá-lo, como ofertá-lo para os alunos e a estrutura da ferramenta. Posteriormente, os cursistas tiveram a oportunidade de iniciar a criação do seu próprio livro digital.Para criar o seu livro ou acessar as produções já disponíveis, acesse:  http://www.livrosdigitais.org.br/


 

Atividades de alfabetização com software de autoria:Maurício Andrioli  e Graziele Ferreira, mostraram aos participantes a metodologia para criação de roteiros de atividades para alfabetização e em seguida propuseram a elaboração e produção de atividades por meio dosoftware de autoria Visual Class que permite a publicação de atividades interativas para tablets e computadores em geral.

 

 

Crie e compartilhe imagens no autocollage: Talita Morais trabalhou em sua oficina  a utilização do MicrosoftAutoCollage , programa para cria  colagens a partir de várias imagens. Os participantes testaram algumas possibilidades de uso deste recurso, discutiram a aplicação pedagógica e compartilharam as produções em uma comunidade de aprendizagem, no Pil Network- Rede Parceiros  na aprendizagem,disponível em www.pil-network.com


 

O uso da imagem na construção de objetos de aprendizagem: Graziele Ferreira e Roseana Farias Ialongo abordaram o uso da imagem em diversos contextos, desde as primeiras sensações de leitura por meio do contato visual com símbolos antes da alfabetização, até o uso da imagem na produção de materiais didáticos em geral, com foco na criação de objetos de aprendizagem.

 

Realidade aumentada e QR Code em sala de aula: Elizabeth Fantauzzit  apresentou sites de criação de QRs e a forma como estes estão presentes no nosso dia-a-dia. Os QR Codes são  códigos de barras bidimensionais que podem ser facilmente escaneados usando a maioria dos celulares modernos equipados com câmera. Esse código é convertido num pedaço de texto (interativo), um endereço URL, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS, sendo muito utilizado como forma de publicidade nas empresas.Além deste tema, Elizabeth abordou sobre Realidade Aumentada através da demonstração de como funciona e como criá-la.Faça seu QR CODE: http://qrcode.kaywa.com/

 

A recepção dos educadores que participaram das oficinas foi bastante positiva e participar do Congresso Saber 2012 foi uma importante forma de divulgar os cursos e projetos realizados pelo Instituto Paramitas, incentivar sua utilização pelos professores, além de contribuir com a formação dos educadores que participaram.

 

Matéria elaborada por: Equipe Feira de Santana e Thiciane Ferrinho

Links: http://www.seguroecriativoweb.org.br/
www.primeiroscliques.org.br
http://www.galaxiainternet.org.br
http://www.livrosdigitais.org.br/
www.pil-network.com
http://qrcode.kaywa.com/