Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

26-11-2011

Microsoft divulga vencedores da quinta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores

No final da tarde de 4 de agosto, a Microsoft divulgou os vencedores da quinta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores. O evento ocorreu durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, em São Paulo.

Educadores de escolas públicas (estaduais, municipais ou federais), fundações, Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs) e Escolas Técnicas Públicas inscreveram seus projetos para o prêmio, divididos nas categorias Inovação em Conteúdo, Inovação em Comunidade, Inovação em Colaboração, Escolas Técnicas e Educador Inovador. Concorreram à premiação projetos de todos os estados brasileiros.

A seleção dos 1.056 projetos inscritos foi realizada por um equipe multidisciplinar de profissionais, formada por Adriana Martinelli Carvalho, coordenadora de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Senna, Cristian Fialho, gerente do Centro de Inovação Microsoft do Centro Universitário Senac, Emílio Munaro, diretor de Educação da Microsoft Brasil, Fabiana Prianti, responsável pela elaboração e gestão de projetos do Instituto Crescer, João Giampietro, coordenador do projeto Sala de Aula Conectada, da Dell, Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania, Mary Grace Martins, diretora pedagógica do Instituto Paramitas, Regina Lúcia Scarpa, membro da equipe de Elaboração dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (MEC), Renata Aquino, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Currículo na PUC-SP, Sérgio Pompeu, editor dos cadernos Estadão.edu e Planeta, do jornal Estado de S.Paulo, Paulo Sérgio Sgobbi, diretor de educação e recursos humanos da Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de TIC, Teresa Cristina Jordão, diretora de pesquisas, avaliação e Educação à Distância do Instituto Paramitas, Thais Nicoleti de Camargo e Walter José Dias, gerente acadêmico da Microsoft Brasil.

A premiação foi conduzida por Adriana Pettengil, gerente de Educação da Microsoft para o Prêmio Educadores Inovadores, e Emilio Munaro, diretor de Educação da Microsoft Brasil. Os vencedores da etapa nacional participam nos dias 26 e 27 de agosto da final latino-americana no Panamá, e, em outubro, da mundial, na Cidade do Cabo, na África do Sul.
Confira os vencedores

Na categoria Inovação em Colaboração, o projeto vencedor foi Água, Terra, Fogo e Ar, do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro (RJ). O segundo lugar ficou para o projeto Escola nas Nuvens , da E.E.E.F.M. Prof. Francisco Coelho Ávila Júnior, de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Rede Colaborativa de Aprendizagem, da Secretaria de Educação e Cultura de Tocantins, ficou com o terceiro lugar na categoria.

O primeiro lugar da categoria Inovação em Comunidade ficou com Campo Sustentável, de Vila Pavão (ES). O segundo lugar foi para o Projeto Temático Heroes versus Crack, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Centro de Educação Integrada (CEI), de Campo Bom (RS). O terceiro lugar foi para Filmando a História da Escola, da Escola Estadual 31 d Março, de Campinas (SP).

Na categoria Inovação em Conteúdo, os projetos Romantismo do Século XXI (Escola de Educação Básica e Profissional dona Sinhá Neves – Fundação Bradesco – São João Del Rei (MG), Pixel Art (colégio estadual José Leite Lopes, do Rio de Janeiro (RJ) e África 2010 Show de Bola (Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim), de General Câmara (RS), ficaram respectivamente com o primeiro, segundo e terceiro lugar.

As escolas técnicas com projetos vencedores foram a Escola Técnica Estadual Antônio de Pádua Cardoso, de Batatais (SP), com o projeto Integratec (1º lugar), Escola Estadual de  Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa (Itapipoca – CE), com o projeto Esteira Seletora de Grãos (2º lugar), e E.E.E.F.M. Hilda Miranda do Nascimento (Serra – ES), que ficou com o 3º lugar na categoria com o projeto Acessibilidade: direito de todos.

 

Adriana Silva de Oliveira, uma das professoras responsáveis pelo projeto Escola nas nuvens – Soluções Inovadoras na Educação, foi escolhida pelos internautas como educadora inovadora. Em um discurso emocionado, Adriana relembrou sua origem humilde e disse que sem os alunos, os protagonistas do projeto, ela não teria conseguido fazer um bom trabalho.