Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

26-11-2011

A educação e a geração Y

Século XXI, era da comunicação, uso da tecnologia, ritmo frenético, geração “y”.

E como fica a educação diante desta realidade?

Como fica o professor tendo que conviver diariamente em sala de aula com os alunos que são fruto do século XXI, que vivem em harmonia com a era da comunicação, usam as tecnologias com desenvoltura, são frenéticos, pertencentes à geração “y” e todos os dias estão em contato com a escola e com esse professor?

Esta pergunta é o maior incentivo para que escola e professor se motivem para integrar o uso das TIC na educação. Não há como ficar à margem. Temos sim que integrar a tecnologia como mais um recurso para promover a aprendizagem.

Porém o que falta para que isso aconteça de forma natural e motivadora é justamente a formação de professores. De que adianta todo mundo falar que a escola tem que integrar as TIC no seu cotidiano se ninguém mostra o caminho? Pois o caminho se dá justamente nos cursos de formação para professores com respaldo on-line, ou seja, temos que nos valer da tecnologia para integrar o professor ao mundo tecnológico.

Participei da formação presencial Pilares da Educação Digital ocorrida em maio no Rio de Janeiro pelo Instituto Paramitas e, durante todo o mês de junho, dei respaldo on-line aos professores pelo site Aprender em Parceria e posso dizer que foi uma experiência muito gratificante e motivadora. Primeiramente, tomei contato com as dificuldades de infraestrutura existentes nas escolas e com o quanto o professor tem que ser persistente para realizar suas atividades. Também foi muito interessante dar continuidade com a formação a distância tendo que usar todos os recursos e argumentos para trazer o professor para o ambiente.

Desculpa havia para escolher, enfim esta era a maior arma do professor para “fugir da participação”. Na verdade, lidar com o desconhecido promove uma sensação de “defesa”, isto é claro e evidente.

Porém, à medida que iniciavam a navegação no Aprender em Parceria, começavam a demonstrar entusiasmo em colocar em prática os 6 Pilares da Educação Digital, haja vista que estes processos estão presentes em todas as áreas da educação. Houve uma escola em que todos os professores das diferentes áreas se uniram e montaram um Projeto Multidisciplinar com o tema “Veja a Copa na Escola”. Os professores de todas as áreas, com toda a criatividade que lhes é inerente, elaboraram roteiros de desenvolvimento, cada um dentro da sua  área, embasados nos Pilares da Educação Digital. O resultado está sendo maravilhoso e os alunos estão muito empolgados, pois estão tratando de um tema extremamente estimulante e atual com focos diferenciados e os professores estão motivados e relatam nunca terem trabalhado desta forma.

É a tecnologia abrindo caminhos e unindo forças. É por aí que também seremos a escola do século XXI.

 

Cybele Meyer, educadora e escritora