Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

20-06-2012

EJA Digital, instrumento de cidadania

O aluno Michel Correia dos Santos (31 anos), da EMEIEF Salvador dos Santos, conseguiu um emprego depois de fazer atividade de confecção e publicação de currículo pelo Programa EJA Digital, criado pelo Instituto Paramitas, com a Professora Tereza Cristina da Silva.

Michel cursa a 5ª série – 1º termo e conversou com o pessoal do Instituto Paramitas no dia 19 de junho. Veja abaixo como foi sua entrevista.

 

Por que você parou de estudar?

Por causa de outros empregos que tive, ficava muito cansado. Depois começava a estudar de novo e logo parava, aí, desanimei.

Quando voltou a estudar?

Este ano.

Qual foi a experiência mais interessante nessa sua volta aos estudos?

Conseguir o emprego. Abriu uma porta que eu não conseguiria sem o EJA Digital.

Há quanto tempo você estava desempregado?

Quatro meses.

Como você procurava emprego, antes de aprender a montar seu currículo?

Eu pagava para alguém fazer e entregava em mãos, nas empresas.

Michel com seu novo uniforme de trabalho

 

E como foi a experiência de fazer seu próprio currículo?

O EJA Digital é por etapas: mostra como conseguir um emprego por partes, com uma história. A partir daí, a professora Tereza nos ensinou a montar nosso currículo, salvar e publicar no “InfoJobs”. Por meio deste site, fui chamado para uma entrevista na empresa Diguinho (da área de fraldas). Fui contratado no dia 21 de maio de 2012. Para ser sincero, eu não esperava. Até demorei para perceber que era o currículo que eu tinha feito na escola. Agora, trabalho de entregador por toda cidade de São Paulo. Às vezes chego atrasado na escola, mas os professores compreendem e me deixam entrar. Na empresa, não uso computador, mas tenho computador em casa, só que estou aprendendo a mexer aqui, com a professora Tereza.  Antes, eu tinha trabalhado de frentista, e agora vou para vários lugares, mas tenho que conhecer sobre os produtos também.

Quais são seus planos para o futuro?

Quero ser efetivado, porque é uma empresa muito boa, comparada com outras em que já trabalhei. Tenho carteira assinada, mas quero passar pelo período de experiência. Vou continuar estudando, porque quero fazer um curso no Senai ou até uma faculdade na área de logística. Estou bem focado agora. Até porque o mercado de trabalho está bem competitivo.

Michel e a educadora Tereza, na sala de informática da EMEIEF Salvador dos Santos

 

“Esse foi meu primeiro currículo”

Outro aluno do EMEIF Salvador dos Santos, e amigo de Michel, também foi chamado para uma entrevista de emprego por meio da experiência de criar seu próprio currículo no Programa EJA Digital.

Joelson Nascimento de Oliveira (40 anos) voltou a estudar neste ano e também participou da aula em que os alunos fizeram e publicaram o currículo no “InfoJobs”. Joelson conta que a empresa Lelo entrou em contato para agendar uma entrevista, mas como já estava empregado, apenas agradeceu o contato.

“Nunca tinha feito um currículo”, conta o aluno. “Antes, pedia para minha irmã fazer, e este foi meu primeiro currículo! Para mim, essa escola foi uma benção pelo fato de termos aprendido a fazer o currículo e meu amigo (Michel) ter conseguido o emprego que precisava.

Tereza, Joelson e Michel

 

“Essa é a recompensa pelo trabalho”

A educadora de informática do Programa EJA Digital, Tereza Cristina de Silva, contou que ouviu um “buchicho” na classe, dizendo que um aluno tinha sido chamado para uma entrevista de emprego, e que uma empresa havia ligado para outro aluno…

“No começo também não acreditei”, conta Tereza, “mas depois vi que era verdade e fiquei muito feliz. Essa é a recompensa pelo trabalho! Outras turmas que não têm currículo na grade (3º e 4º termos) estão pedindo para fazer também! É muito gratificante.”

(entrevista de Vilma de Souza Bonfim – fotografias de Carlos Adriano de Souza)

Saiba mais
Projeto EJA Digital: http://migre.me/dwqoU

Vídeo EJA Digital: http://migre.me/dwqsn