02-08-2012
O Encontro Internacional de Educação da Fundação Telefônica transmitiu a palestra da professora especialista na integração das TIC na escola, Judith Harris, e promoveu um dia de debates, oficinas e discussões sobre o tema.
Na última quinta feira, dia 26 de julho, aconteceu mais um evento presencial dentro da programação do Encontro Internacional de Educação da Fundação Telefônica.
O espaço da Telefônica|Vivo Brasil, na Bela Vista, recebeu cerca de 80 gestores de escolas e secretarias de educação ligados ao projeto Aula Fundação Telefônica (AFT).
O evento teve início com a apresentação do projeto AFT, ministrada por Heloisa Collins, Consultora da Fundação Vanzolini. Em seguida, houve a apresentação do Encontro Internacional de Educação, por Renata Mandelbaum Altman que é coordenadora de projetos do Instituto Paramitas, parceiro executivo do Encontro.
A atividade destaque desse evento foi a transmissão ao vivo da palestra da educadora norte-americana Judith Harris, especialista na integração das tecnologias à sala de aula, com o modelo TPACK.
Judith Harris, professora da William & Mary School of Education, de Virgínia (EUA), é uma das idealizadoras do modelo TPACK (Technological Pedagogical and Content Knowledge), metodologia que busca identificar a natureza do conhecimento necessário para que os professores integrem três elementos básicos ao ato de ensinar: conteúdo, pedagogia e tecnologia.
Judith Harris defende que a educação não deve girar em torno do computador como se ele fosse uma ferramenta imprescindível. Segundo a pesquisadora, as instituições de ensino devem sempre levar em consideração o currículo escolar e adequar as tecnologias, e não o contrário. Harris discorreu sobre a aplicação concreta do TPACK, contextualizando sua inserção nas escolas da América Latina.
Entenda no vídeo a seguir com Judith Harris um pouco mais sobre o TPACK:
Assista à palestra de Judith Harris que foi transmitida em streaming no Evento.
Logo após a palestra, foi promovido um debate e algumas oficinas entre os presentes. O objetivo principal destas atividades foi possibilitar a troca de experiências entre os gestores, refletindo sobre as práticas de uso integrado das novas tecnologias na educação.
Luís Márcio Barbosa, da Fundação Vanzolini, foi o mediador desse debate com base nas reflexões levantadas pela educadora norte-americana, trazendo a realidade aos gestores das escolas públicas de São Paulo.
Tendo como referência a ideia de que as ferramentas tecnológicas devem ser implantadas nas escolas conforme a necessidade dos alunos, chegou-se à conclusão de que este é um trabalho longo, que não ocorre da noite para o dia, e é de fato um processo gradual, que considera a chegada de infraestrutura e tecnologia na instituição, a formação de gestores e professores e, finalmente, o uso das tecnologias em sala de aula pelos alunos, como protagonistas.
Dentre as atividades que se seguiram no evento, houve a participação da Professora Doutora do Departamento de Linguística da PUC-SP Jacqueline Barbosa, do Consultor de TI da Fundação Vanzolini Fernando Silva e do Secretário de Educação de Ourinhos Paulo Henrique Chixaro. Os três profissionais trouxeram aspectos específicos sobre o desenvolvimento do profeto AFT nas escolas.
Para finalizar o evento, Luisa Ferreira Libardi, da área de educação e aprendizahgem da Fundação Telefônica | Vivo, realizou a oficina “Faça seus encontros” em que apresentou sugestões aos presentes de como realizar encontros de formação de professores em suas escolas e/ou municípios.
Veja abaixo alguns pontos que foram conversados durante o debate:
Como o tema é muito amplo, a discussão terminou com muitas ideias e insights que podem gerar novos debates. Ainda há muito para se discutir sobre inovação tecnológica na educação, especialmente no que se refere à participação mais ativa dos alunos.
O papel dos gestores deve ser de facilitadores e motivadores do processo de inovação e alterações na escola, que ainda possui um formato direcionado para um tipo de sociedade que já não existe mais.
(Texto e fotos Cláudia Levy.)
Colaborou Renata Mandelbaum Altman.