Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

08-02-2012

Dia Mundial da Internet Segura

O dia 07 de fevereiro foi o Dia Mundial da Internet Segura, uma iniciativa que ocorre todos os anos visando estimular e conscientizar para práticas seguras na internet no Brasil e no mundo .

Mais de 70 países (dentre eles Estados Unidos, Dinamarca, Rússia, Espanha, Portugal, Quênia, Turquia, Itália, Brasil e muitos outros), promovem ações de conscientização, visando atingir, principalmente crianças e jovens que são as maiores vítimas de crimes que ocorrem facilitados pela internet.

O tema do Dia Mundial da Internet Segura neste ano foi “Conectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos… com segurança”.

Esta semana (de 06 a 10 de fevereiro) estão ocorrendo outros eventos ligados ao uso da internet segura por todo o país. E o Instituto Paramitas não poderia ficar de fora! Promoveu a Passeada Internet Segura. Pensando na segurança dos usuários da internet, a Passeata Internet Segura é um evento anual em que todos podem participar deixando sua mensagem de mobilização, divulgando ações que realizam ou materiais de apoio. “O mais importante da passeata é mobilizarmos para o tema, um grande número de pessoas, crianças, adolescentes, professores, pais… todos comentando e refletindo sobre práticas mais seguras na rede”, diz Teresa Cristina Jordão, diretora do Instituto Paramitas.

No dia 10, sexta feira, a SaferNet irá promover o debate “Conectando gerações” que irá contar com a participação de Janice Ascari e filho (Procuradora Regional da República); Sam Shiraishi e filho (Educadora e blogueira) e o médico e apresentador Jairo Bouer. A proposta do debate é promover o encontro entre pais, filhos e netos revelando “como aprendemos uns com os outros no mundo digital”. Em um descontraído bate-papo, os participantes irão contar como é sua relação com o mundo digital desde o primeiro contato com um computador até os dias de hoje.

 

Game Galáxia Internet

O Instituto Paramitas, em parceria com a Child Protection Partnership (CPP) do Canadá e a Plan Brasil, desenvolveu o Game Galáxia Internet, um jogo educativo e totalmente interativo, direcionado para crianças, que contribui para que reflitam sobre o uso seguro da internet.

 

Veja abaixo algumas dentre as diversas ações sobre internet segura pelo Brasil:

  • Em Rio Branco, no Acre, no dia 06, a SaferNet promoveu oficinas de navegação segura aplicada nos telecentros, além de palestra, divulgação na imprensa, redes, blog e portal Floresta Digital.
  • O SESC Taubaté, no interior de São Paulo, promoveu um evento com duração de dois dias. No dia 07, “Navegando com segurança” foi uma intervenção durante a navegação com informações sobre como tornar a convivência na internet mais segura de maneira prática, apresentando configurações de privacidade nas redes sociais, dicas de como proteger-se durante a navegação e a quem recorrer em caso de crimes de Internet. E no dia 08, “Pais e filhos na rede – Fazendo juntos” foi um encontro-debate com pais e filhos sobre como a diversão on-line pode ser mais segura sem deixar de ser divertida.
  • Também no dia 07, o Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, em Belém do Pará, promoveu discussões sobre “Ciberbullying e uso responsável da internet” com alunos do Ensino Fundamental I e II.

E as ações não param por aí! Na semana que vem tem mais:

  • 12/02/2012 – Belo Horizonte (MG) – A GLOBALCONN organizará um Stand com distribuição de cartilhas, plantão de dúvidas e orientação para pais, educadores, crianças e adolescentes na praça pública: Parque Mangabeiras, das 08:00 às 14:00. Entrada livre.
  • 13/02/2012 – Piauí – O Centro de Ensino Jacira de Oliveira e Silva promoverá a palestra “Conecta Jacira – Estudar e Navegar com Segurança”.
  • Bahia – 13/02/2012 – A Escola Romulo Galvão promoverá amostra de vídeos sobre o tema.

No Dia Mundial da Internet Segura, em vários estados do país, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Amazonas, Amapá, Roraima entre outros, a Polícia Federal, em parceria com a SaferNet, distribuiu cartilhas e materiais educativos em escolas e lan-houses sobre o uso seguro da internet.

Mas isto é apenas o começo, pois as ações seguirão pelo ano todo!