Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

04-02-2013

Dia Mundial da Internet Segura 2013

Amanhã, dia 05 de fevereiro de 2013, é o Dia Mundial da Internet Segura, uma iniciativa da  Rede INSAFE, que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da Internet nos países da União Européia. Mais de 85 países já aderiram ao projeto. Afinal, no século XXI, a rede virtual acabou se tornando essencial para nos interarmos de tudo o que acontece pelo mundo e até mesmo para que possamos aprender e nos aprofundar naquilo que nos é ensinado na escola.

Na edição deste ano, o tema da iniciativa será ?Direitos e deveres online?. Em uma entrevista ao nosso site, em 2011, Rodrigo Nejm, diretor da Safernet Brasil,que é a principal divulgadora do evento no nosso país, esclareceu a importância de estabelecer estes direitos e deveres. ?A internet é como uma praça pública mundial, frequentada por mais de 2 bilhões de pessoas. Todas as leis brasileiras valem para o uso que os brasileiros fazem da internet. Crimes precisam ser denunciados e são investigados pelas autoridades brasileiras. As empresas de internet também têm o dever ético de educar os internautas e prevenir violações de direitos no ciberespaço?.

Assim como nos anos anteriores, o Instituto Paramitas está apoiando o projeto. Por meio de nossas ações, temos conseguido promover o uso seguro e responsável da Internet. Veja quais são elas.

  Passeata Virtual da Internet Segura http://passeatainternetsegura.org.br/

O evento acontecerá amanhã, já que faz parte das atividades do Dia Mundial da Internet Segura. Anualmente, ele reúne pessoas do mundo todo com o lema: "Conectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos? com segurança". Os participantes interagem entre si deixando sua mensagem de mobilização, divulgando ações que realizam ou materiais de apoio. Os debates que acontecem no site da passeata ainda se estendem em nossa página do Facebook e do Twitter.

 

 

Guia Uso Seguro e Criativo na web http://www.seguroecriativoweb.org.br/ 


O guia foi criado pelo Instituto Paramitas com o intuito de possibilitar uma navegação segura e a produção de conteúdo digital para a internet. Dividido em sete áreas, este guia traz desde conhecimentos básicos sobre a web até maneiras de realizar serviços úteis por meio dela. Ele foi disponibilizado em versão online e impressa e foi divulgado em vários Centros Digitais da Bahia e de Santo André, em São Paulo.      

Galáxia Internet http://www.galaxiainternet.org.br/2011/

Trata-se de um jogo educativo desenvolvido pelo Instituto Paramitas em parceria com a ONG canadense Child Protection Partnership  (CPP) e com o apoio da Canadian International Development Agency, IICRD e Plan. O jogo Galáxia Internet permite que crianças e adolescentes aprendam brincando sobre os perigos que a internet oferece e para que reflitam sobre eles. No game, um capitão espacial convida jovens cadetes a explorarem diversos mundos diferentes e a se aventurarem neles. Os temas abordados no jogo são: utilização de redes sociais e comunicadores instantâneos, ciberbullying, vírus, dicas de navegação em lan houses, divulgação de fotos, chats, envio e recebimento de e-mails e sistemas de busca na internet.

 

 

 

Participe você também deste dia e ajude a fazer do mundo virtual um espaço mais seguro.

 

  (Por: Mauro Castro)