Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

05-12-2023

Projeto Aula Digital é celebrado em Viamão por meio do 1º Viamão em Ação: Encontro de Práticas Pedagógicas Viamonenses

No dia 4 de dezembro de 2023, às 18h30, foi promovido o 1º Viamão em Ação: Encontro de Práticas Pedagógicas Viamonenses, como parte da celebração do Projeto Aula Digital executado por educadores na cidade de Viamão. Essa iniciativa,  foi promovida pela Profuturo, Fundação La Caixa, Fundação Telefônica Vivo, e teve como parceiro executor o Instituto Paramitas, além do apoio estratégico da Secretaria de Educação da Viamão.

O encontro teve como propósito celebrar e valorizar os esforços dos educadores viamonenses, em 55 escolas da rede municipal de Viamão, no âmbito do Projeto Aula Digital. Durante a transmissão, que registrou aproximadamente 220 visualizações até o momento, foram compartilhadas as experiências vivenciadas por professores e coordenadores no planejamento e na implementação dos recursos pedagógicos digitais do projeto em sala de aula.

A programação incluiu participações institucionais da professora Claudia Stippe, presidente do Instituto Paramitas, da professora Lia Roitburd, gerente sênior de Projetos Educacionais da Fundação Telefônica Vivo, e da professora Márcia Culau, secretária municipal de Educação de Viamão.

Além das contribuições institucionais, o evento contou com a participação especial de professoras e da equipe local de Viamão, que compartilharam projetos e experiências relacionadas ao Projeto Aula Digital. As professoras Vanda Rafaelle Lopes (EMEF Paulo Freire), Cristina Giglio Feijó (EMEF Possidônio da Cunha), Juliana Aguiar Boeira (EMEF Cristiano Vieira) e Jaciara Neves (EMEF Recanto da Lagoa) enfatizaram a importância do planejamento e destacaram a autonomia conquistada por meio do projeto, resultando em experiências e resultados mais significativos para seus alunos.

A equipe local, composta pela professora Cintia Bauer, analista de projetos, e pela professora Ananda Bassis, formadora local, salientou os desafios enfrentados ao longo de 2023, incluindo a retomada das visitas presenciais e a atualização de materiais e planilhas interativas. As visitas visavam auxiliar os professores na utilização dos recursos pedagógicos digitais disponíveis na plataforma Pro Futuro, buscando a recomposição das aprendizagens, considerando as lacunas decorrentes da pandemia de 2020 a 2022. A professora Cintia destacou que a qualidade é representada pelo aluno estudando e aprendendo conforme as expectativas para cada etapa de seu desenvolvimento. Para Ananda Bassis, cada entrada em sala de aula proporcionou uma nova experiência como professoras. “Foi um ano especial com muitas emoções”, disse. 

Em encerramento com a professora Claudia Stippe, ela expressou a importância de finalizar o ano dando voz aos professores, agradecendo especialmente à equipe local, as professoras Cintia e Ananda, pelo comprometimento ao longo de 2023. O evento foi bem-sucedido, proporcionando inspiração para o uso dos recursos pedagógicos do Projeto Aula Digital, além de celebrar ações exitosas e escolas destaque no uso autônomo desses recursos.

A live completa pode ser acessada em: https://www.youtube.com/watch?v=ldi_YgHSI-8  

Assessoria de Comunicação 

Por Beatriz Farias