20-04-2023
Por Lívia Lessa
O Instituto Paramitas, parceiro executor do Projeto Aula Digital, com a sua equipe da gestão centralizada e formadores que atuam nos territórios de Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Sul, se reuniu, no período de 17 a 19, no Auditório Diamantina, no Conviva Coworking, com a equipe do Mathema e Fundação Telefônica Vivo, para receber e preparar as Formações Matemática ProFuturo.
Na ocasião, a diretora de parcerias e inovação do Instituto Paramitas, professora Claudia Stippe, elogiou o empenho e a dedicação de toda equipe do Projeto Aula Digital. De acordo com ela, a atuação do Mathema e da Fundação Telefônica agrega valor ao trabalho realizado no Brasil.
Para a analista de Projetos da Fundação Telefônica Vivo, Kelly Martins, a parceria entre o Mathema, a Fundação Telefônica e o Instituto Paramitas é como uma tríade. “Essa iniciativa conta com as expertises da Mathema e com a do
Instituto Paramitas que, por sua vez, conhece a realidade dos territórios nos quais o projeto é executado. Neste contexto, a Fundação Telefônica Vivo apoia ao disponibilizar as ferramentas e recursos digitais para os professores”, explicou, ao reforçar que esse trabalho executado em conjunto é como uma soma de forças e competências.
Matemática ProFuturo é a plataforma que também será utilizada no Projeto Aula Digital a partir de 2023. "A plataforma é um recurso para as ações pedagógicas dos educadores e tem potencial auxiliar em sala de aula a partir de um conjunto de ações formativas que serão realizadas. Neste sentido, existe uma preparação para trabalhar com a proposta de uma matemática encantadora com os nossos educadores”, esclareceu a analista de projetos do Instituto Paramitas , Ana Silvia Oliveira.
As Formações Matemática ProFuturo - cursos 0 e 1 - foram ministradas pelo gestor de Inovação e Tecnologia, Fabrício Ferreira e pela professora Sandra Regina Amorim, ambos representantes do Mathema. Essas capacitações promoveram uma compreensão como a Matemática ProFuturo pode potencializar a aprendizagem da matemática junto aos demais recursos da rede.
“O Mathema tem muito orgulho dessa parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e Instituto Paramitas. Com essa iniciativa, Matemática ProFuturo, acreditamos que a matemática pode realmente mobilizar e trazer uma contribuição positiva para a Educação Brasileira através do ensino e aprendizagem da matemática”, expôs Fabrício Ferreira. |
Ainda conforme observou o gestor de Inovação e Tecnologia, é importante que os formadores compreendam a maneira de tirar o melhor proveito da plataforma. “As nossas formações visam não somente apresentar a plataforma, mas ensinar como ela articula todos os recursos que estão disponíveis. Dessa maneira, o ensino da matemática é eficaz, assertivo e trará bons resultados, ou seja, não adianta entregar a plataforma, é importante orientar os professores a usá-la da melhor maneira possível”, elucidou, ao mencionar que Mathema é uma empresa com 25 anos de existência que trabalha com ensino, pesquisa e inserção de novos métodos para trabalhar a matemática.
A professora Sandra Amorim, ao comentar acerca do Matemática ProFuturo afirmou que tem certeza que se trata de um projeto que já é sinônimo de sucesso. Para ela, as formações são importantes para que os educadores compartilhem conhecimentos e informações.
“Pensando em potencializar aquilo que já tem, até porque não começamos do zero, em outras palavras, tem uma equipe que já realiza um trabalho. Então, neste contexto, estamos unindo os nossos conhecimentos e trazendo uma visão do próprio Mathema, ou seja, do que é trabalhar com a matemática. Por conseguinte, é possível agregar mais valores e quem irá receber isso no final são os alunos, por meio dos professores”, salientou. “Agradeço as falas e contribuições dos formadores, pois além de ser significativa é o que move a continuar com todo empenho”, acrescentou, a docente.
A formadora de Aracaju, em Sergipe, Emilly Silva Santos, disse que todos estavam ansiosos para participar dos cursos com a Mathema. Ainda conforme a educadora, os últimos dias foram marcados por trocas enriquecedoras.
“Participar das formações com o Mathema é muito importante, pois nos traz uma luz neste novo caminho que iremos trilhar com a Matemática ProFututuro. Assim, seguimos com olhar ampliado a partir de outras perspectivas, pois este momento nos remete não só a plataforma ProFuturo, mas trouxe discussões e reflexões sobre planejamento com fundamento no que conhecemos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, elogiou Emilly Silva Santos.
Compartilhando a mesma opinião, Amanda Barbosa da Silva, formadora de Vitória de Santo Antão, destacou que ampliar os conhecimentos colabora para que o professor tenha um olhar mais atencioso e mais humanizado para o estudante.
“Trabalhamos com a ideia de formação continuada e estes momentos são enriquecedores, pois trazem novidades. Além disso, repensamos numa prática de ensino inovadora com metodologias e recursos que são simples, que ajudam o professor a ensinar e o aluno a aprender matemática”, ressaltou a educadora.
As discussões e trocas de informações e conhecimento promoveram também momentos de reflexões sobre o processo de avaliação e desempenho dos estudantes a partir de dados gerados por meio da Plataforma ProFuturo.
“As trocas de informações, compartilhamento de acontecimentos e realidades distintas são importantes. Por consequência, estamos conhecendo sobre o território do outro e cada município está em um determinado ponto. Reconhecemos que a matemática é crucial na educação e tem apresentado baixos índices. Consequentemente, o nosso trabalho irá colaborar para a melhoria dos indicadores” disse, a analista de projetos, Cíntia Bauer, ao explicar que o município de Viamão, em breve, irá trabalhar a matemática dentro da plataforma ProFuturo
Presenças
Marcaram presença na formação a gestora de projetos da Fundação Telefônica Vivo, Jussineide Ribeiro e os representantes do Instituto Paramitas na Fundação Telefônica, Adriana Rodrigues Saraiva e Israel Messias de Souza.
Assessoria de Comunicação