Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

29-03-2019

INSTITUTO PARAMITAS PARTICIPA DA ABERTURA DO CIÊNCIA NA ESCOLA 2019

Na semana de 25 a 27 de março está acontecendo no Instituto Anísio Teixeira em Salvador Mostra da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Matemática da Bahia (FECIBA), promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Estão sendo apresentados projetos de iniciação científica, no âmbito do Ciência na Escola, como também oficinas voltadas a Educação Científica que contempla educadores e alunos da Rede Estadual de Educação.

O Instituto Paramitas foi convidado pela Coordenadora Geral do Programa Ciência na Escola, Shirley Conceição Silva da Costa, para participar, no dia 26 de março, ministrando a oficina EmpreendedorpormeiodoAPP.

A oficina #EmpreendedorpormeiodoAPP foi ministrada pelo formador Vinícius Torres, e contemplou educadores e alunos de várias cidades da Bahia como: Vera Cruz, Uauá, Piemonte do Paraguaçu, Caetité, Baixa Grande, Maracás, Catu, Itabuna, Iaçu e Salvador.

Vinicius foi embaixador do Technovation Brasil em 2018 e trouxe sua experiencia no projeto para a oficina. O projeto Technovation Challenge oferece a meninas em todo o mundo a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para se tornarem empreendedoras e líderes em tecnologia.

O aplicativo escolhido para que fosse desenvolvido nessa oficina foi um app de bate-papo, que dispõe dos saberes de programação e banco de dados. Os educadores e alunos desenvolveram um aplicativo para dispositivo mobile.

Os educadores e alunos ficaram encantados em desenvolver um aplicativo onde trabalharam o pensamento lógico matemático com base na programação, quanto um pensamento crítico cientifico para levantamento de hipóteses na fase de criação do aplicativo.

Foi unânime de todos os participantes a possibilidade de utilização dessa oficina em sala de aula o que vem a agregar valor a sua prática diária no desenvolvimento de grupos de estudos e acompanhamento de atividades específicas.