Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

09-12-2015

Google Expeditions permite excursões pelo mundo sem sair do lugar

A nova plataforma do Google leva alunos e professores para excursões pelo mundo sem sair do lugar, essa é a ideia do Google Expeditions.  Por meio da realidade virtual possibilita uma viagem a lugares de difícil acesso, seja pelo custo ou pela distância, essa possibilidade torna a sala de aula mais interativa e atrativa para os alunos, já que eles podem ter uma experiência real.   

Guiados pelo professor por meio do tablet os alunos podem visitar mais de 100 destinos que estão disponíveis na plataforma, entre eles as muralhas da China e as ruínas Maias de Chichén Itza. O Expeditions Pioner Program foi apresentado ao Brasil para que escolas possam conhecer e testar a ferramenta.  Até o momento ela já foi utilizada nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Cingapura e, no Brasil, nas cidades de Manaus (AC), São Paulo (SP) e Florianópolis, a fim de fazer uma pesquisa e identificar melhorias que podem ser aplicadas na plataforma.

Integrado com o Google Expeditions está o Google Cardboard, uma espécie de óculos, feito de papelão com uma lente de 45 milímetros, onde é acoplado o smartphone que levará a pessoa para diversos lugares. A grande vantagem do programa é o seu baixo custo, já que o Google Cardboard tem um valor mais acessível e a utilização da plataforma não exige conexão com a internet.

Se a sua escola deseja ter essa experiência, as inscrições estão abertas para  participação do projeto piloto. Para isso elas devem ter no mínimo seis professores que desejem utilizar a ferramenta com os alunos e um ponto de contato responsável por coordenar a experiência no dia agendado.

Há oportunidade também para quem deseja contribuir com conteúdos para a plataforma, os interessados podem fazer a inscrição aqui