Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

05-11-2015

Curso Primeiros Cliques teve turma especial para a terceira idade

Com a diversidade de elementos tecnológicos no dia a dia impactando diretamente a vida de cada pessoa, é quase impossível não pensar na importância da inclusão digital. Para a terceira idade a inclusão digital abre espaço para um novo mundo e novas formas de se comunicar. Pensando nessa fase da vida o curso Primeiros Cliques aplicado nos Polos de Cultura Digital, em Feira de Santana (BA), acolhe essa faixa etária para introduzi-los no mundo tecnológico.

A funcionária pública Maria de Lourdes Silva de Ramos realizou o curso no mês de outubro, no Polo de Cultura Digital do Centro de Formação em Tecnologia Baraúna, quando começou tinha poucos conhecimentos na utilização do computador e agora já domina as ferramentas e consegue utilizar sozinha.

Ela conta que procurou pelo curso para acompanhar as mudanças tecnológicas que acontecem. “A gente hoje em dia precisa se atualizar. A tecnologia avançou muito, e a gente, que é idoso, está ficando para traz. Foi bom o curso porque a gente aprende com base, o que fazer ou que não vai fazer. Eu já sabia digitar porque fiz curso de datilografia há muito tempo, mas é completamente diferente tudo no computador”, conta. 

Da parte comunicacional Maria já está entendendo, mandou pela primeira vez o um e-mail para a filha que estuda e mora em São Paulo.  “Minha filha ficou na maior felicidade quando eu mandei um e-mail para ela. Assim não vamos gastar tão caro com telefone”, explica Maria com muita felicidade pela nova conquista.

A aplicação do curso Primeiros Cliques para adultos ou pessoas da terceira idade tem um caráter especial e necessita de mais dedicação e paciência para um aprendizado significativo. “A diferença tem que ter muita paciência, às vezes é necessário prolongar o tempo da aplicação do curso, na maioria das vezes são pessoas sem histórico nenhum em tecnologia”, explica a assistente pedagógica do Instituto Paramitas, Ana Peleteiro. Os Polos de Cultura Digital tem esse diferencial, estão entre os poucos cursos gratuitos de iniciação à informática e tecnologia que tem turmas específicas para essa faixa etária.